Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35957
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ana Amélia Cardoso Rodriguespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3914773506495070pt_BR
dc.creatorLarissa de Almeida Penteadopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0648325310546432pt_BR
dc.date.accessioned2021-05-13T10:42:37Z-
dc.date.available2021-05-13T10:42:37Z-
dc.date.issued2020-03-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35957-
dc.description.resumoO Transtorno do Espectro do Autismo é caracterizado como um transtorno do neurodesenvolvimento definido por critérios diagnósticos que incluem alterações e dificuldades em comunicação e interação social, associados a interesses e atividades restritas e repetitivas. No ambiente doméstico, crianças com autismo apresentam dificuldades que podem interferir nas Atividades de Vida Diárias (AVDs). O objetivo o deste estudo foi realizar revisão de literatura para compreender melhor a relação do autismo e as dificuldades relacionadas à participação nas AVDs. A revisão de literatura foi baseada no guia PRISMA, sua busca realizada nas bases de dados Pubmed e Lilacs, em dezembro de 2019, sem restrição idioma, considerando apenas publicações dos últimos 5 anos, combinado os descritores (autism) com (daily living skills) e (children). Depois de aplicados os critérios de inclusão e exclusão as publicações potencialmente elegíveis foram selecionadas para leitura completa. Desta maneira, 5 artigos foram incluídos na revisão de literatura. Todos os artigos incluídos abordam habilidades de vida diária de crianças com autismo, em que alguns preditores significativos para dificuldade na aquisição dessas habilidades foram apontados, sendo eles relacionados à linguagem, estereotipias, comportamento inapropriado, saúde mental dos pais, cognição e comportamentos adaptativos e coordenação motora sendo assim uma das principais preocupações dos pais de crianças com deficiência está relacionada ao futuro e apoiar o desenvolvimento das habilidades de vida diária é particularmente importante para garantir independência futura. Contudo pesquisas futuras podem abordar diversos fatores que permeiam o aprendizado das habilidades de vida diária.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectHabilidades de vida diáriapt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.titleHabilidades de vida diária e autismo : revisão de literaturapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Transtornos do Espectro do Autismo (TEA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia Especialização - Larissa de Almeida Penteado.pdf588.06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.