Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/35959
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Portfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitais
Título(s) alternativo(s): Portfolio of didactic sequences using digital technologies
Autor(es): Isis Silva de Almeida Santos
primer Tutor: Lívia Andréa F. de Souza
primer miembro del tribunal : Camila Amorim Campos
Resumen: O presente trabalho parte do pressuposto que a Educação precisa de reformulação no processo de ensino-aprendizagem, a fim de abarcar as Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação nos conteúdos ministrados nas escolas. Esta monografia teve início no Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0, ofertado pelo Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais, que abrangeu disciplinas obrigatórias cujos conteúdos foram estudados no ambiente virtual de aprendizagem, Moodle, e algumas atividades eram realizadas nos encontros presenciais. A introdução do conceito de Educação 3.0 aliada ao aprendizado do termo Netiqueta, do trabalho colaborativo no espaço Wiki, do aplicativo TimeToast que auxilia na produção de uma linha do tempo, dos aplicativos para construção de histórias em quadrinhos, Toondoo, Pixton e HagáQuê, e de infográficos como o Canva e o Venngage, ampliaram o conhecimento dos profissionais da educação integrantes da pós-graduação. Compreendeu-se que os aplicativos Prezi e Powtoon juntamente com as redes sociais como Twitter, Facebook, Instagram e Whatsapp, também são recursos digitais com possibilidades pedagógicas para o processo de ensino-aprendizagem. A partir das ferramentas e dos aplicativos apresentados no curso, foram elaboradas cinco sequências didáticas (SDs), estruturadas com o intuito de contemplar os conteúdos desenvolvidos no ambiente escolar, aliados aos recursos digitais que estimulam, auxiliam e facilitam a aprendizagem de uma geração que nasceu e cresceu ligada às ferramentas digitais e revelam a necessidade de transformação do currículo escolar. As SDs ampliam o olhar do docente sobre a utilização das tecnologias digitais em sala de aula, além de assegurar um ensino de qualidade aos jovens que priorizam o ciberespaço no cotidiano.
Abstract: The present work begins to the presupposition that Education needs of the reformutation in the teaching-learning process, in order to embrace the Digital Information and Communication Technologies in the contents provided in the schools. This monograph began with the Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0, offered by Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais, that it covered compulsory subject whose contents were estudied in the virtual learning of environment, Moodle, and some activities were made in the present meetings. The introduction of the concept of Education 3.0 associated for lerning of the term Netiqueta, of the collaborative work in the Wiki space, of the Time Toast software that it helps in the production of the time line, of the software to construct comics book, Toondoo, Pixton and HagáQuê, and the infographics like the Canva and the Venngage, increased the knowledge of the education professionals members of the post-graduation. It has been understood that the softwares Prezi and Powtoon together with the Social Networks how Twitter, Facebook, Instagram and Whatsapp, they are also digital resources with pedagogical possibilities for teaching-learning process. From the tools and the softwares presented in the course, five pedagogic sequences were produced, they were organized with the intention to contemplate the contents developed in the school environment, they are associated by digital resources that encourage, help and facilitate the learning of the generation that was born and grow up linked to digital tools and they unlock the necessity of the school curriculum transformation. The pedagogic sequences expand the look of the teacher about the use of digital technologies in the classroom, beyond to ensure a quality education to young people that prioritize the cyberspace in the everyday.
Asunto: Educação
Inovações educacionais
Material didático
Ciberespaço
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Curso: Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35959
Fecha del documento: 30-nov-2019
Aparece en las colecciones:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Portfólio de sequências didáticaas utilizando as tecnologias digitais.pdf3.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.