Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35959
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Lívia Andréa F. de Souzapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1057034939297144pt_BR
dc.contributor.referee1Camila Amorim Campospt_BR
dc.creatorIsis Silva de Almeida Santospt_BR
dc.date.accessioned2021-05-13T13:11:38Z-
dc.date.available2021-05-13T13:11:38Z-
dc.date.issued2019-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35959-
dc.description.abstractThe present work begins to the presupposition that Education needs of the reformutation in the teaching-learning process, in order to embrace the Digital Information and Communication Technologies in the contents provided in the schools. This monograph began with the Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0, offered by Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais, that it covered compulsory subject whose contents were estudied in the virtual learning of environment, Moodle, and some activities were made in the present meetings. The introduction of the concept of Education 3.0 associated for lerning of the term Netiqueta, of the collaborative work in the Wiki space, of the Time Toast software that it helps in the production of the time line, of the software to construct comics book, Toondoo, Pixton and HagáQuê, and the infographics like the Canva and the Venngage, increased the knowledge of the education professionals members of the post-graduation. It has been understood that the softwares Prezi and Powtoon together with the Social Networks how Twitter, Facebook, Instagram and Whatsapp, they are also digital resources with pedagogical possibilities for teaching-learning process. From the tools and the softwares presented in the course, five pedagogic sequences were produced, they were organized with the intention to contemplate the contents developed in the school environment, they are associated by digital resources that encourage, help and facilitate the learning of the generation that was born and grow up linked to digital tools and they unlock the necessity of the school curriculum transformation. The pedagogic sequences expand the look of the teacher about the use of digital technologies in the classroom, beyond to ensure a quality education to young people that prioritize the cyberspace in the everyday.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho parte do pressuposto que a Educação precisa de reformulação no processo de ensino-aprendizagem, a fim de abarcar as Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação nos conteúdos ministrados nas escolas. Esta monografia teve início no Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0, ofertado pelo Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais, que abrangeu disciplinas obrigatórias cujos conteúdos foram estudados no ambiente virtual de aprendizagem, Moodle, e algumas atividades eram realizadas nos encontros presenciais. A introdução do conceito de Educação 3.0 aliada ao aprendizado do termo Netiqueta, do trabalho colaborativo no espaço Wiki, do aplicativo TimeToast que auxilia na produção de uma linha do tempo, dos aplicativos para construção de histórias em quadrinhos, Toondoo, Pixton e HagáQuê, e de infográficos como o Canva e o Venngage, ampliaram o conhecimento dos profissionais da educação integrantes da pós-graduação. Compreendeu-se que os aplicativos Prezi e Powtoon juntamente com as redes sociais como Twitter, Facebook, Instagram e Whatsapp, também são recursos digitais com possibilidades pedagógicas para o processo de ensino-aprendizagem. A partir das ferramentas e dos aplicativos apresentados no curso, foram elaboradas cinco sequências didáticas (SDs), estruturadas com o intuito de contemplar os conteúdos desenvolvidos no ambiente escolar, aliados aos recursos digitais que estimulam, auxiliam e facilitam a aprendizagem de uma geração que nasceu e cresceu ligada às ferramentas digitais e revelam a necessidade de transformação do currículo escolar. As SDs ampliam o olhar do docente sobre a utilização das tecnologias digitais em sala de aula, além de assegurar um ensino de qualidade aos jovens que priorizam o ciberespaço no cotidiano.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação 3.0pt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagempt_BR
dc.subjectCiberespaçopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherInovações educacionaispt_BR
dc.subject.otherMaterial didáticopt_BR
dc.subject.otherCiberespaçopt_BR
dc.titlePortfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitaispt_BR
dc.title.alternativePortfolio of didactic sequences using digital technologiespt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Portfólio de sequências didáticaas utilizando as tecnologias digitais.pdf3.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.