Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/35960
Tipo: Monografia (especialização)
Título: O uso da tecnologia digital como ferramenta de apoio à prática docente
Autor(es): Renata Cassia Rocha Leite
primer Tutor: Juçara Moreira Teixeira
primer miembro del tribunal : Paulo Henrique Pinto Coelho Rodrigues Alves
Resumen: O presente trabalho tem por objetivo abordar o uso das tecnologias digitais de comunicação e informação como ferramentas de apoio pedagógico à prática docente, por meio do desenvolvimento de sequências didáticas, que visam qualificar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental. As sequências didáticas foram elaboradas considerando-se os seguintes eixos, desenvolvidos ao longo do curso: inovação e tecnologias digitais 3.0, Moodle e objetos de aprendizagem, recursos audiovisuais na escola, recursos digitais para apresentação na escola, redes sociais na educação. Foram planejadas de forma a utilizar os recursos digitais como elementos parceiros na condução das atividades e na apreensão dos conteúdos estudados. Foram propostas atividades de prática da leitura dramatizada, releitura de um conto de fadas baseado em um “texto-fonte”, cálculos matemáticos por meio de jogo interativo on-line, produção de material infográfico e produção de história em quadrinhos. Ao longo do trabalho, foram utilizados os seguintes aplicativos: App Cubbes; Canva; GoConqr; Prezi; Pixton; Powtoon; Vídeo Show e a plataforma Youtube. O uso da tecnologia digital transforma a sala de aula em um espaço de aprendizagem colaborativa, dinâmica e com múltiplas possibilidades de interação, aproximando o conteúdo estudado à realidade do aluno, possibilitando-lhe aprender de forma lúdica, com mais autonomia e criatividade.
Asunto: Prática docente
Ensino e aprendizagem
Material didático
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Curso: Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/35960
Fecha del documento: 12-dic-2020
Aparece en las colecciones:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
TCC A Importância da Tecnologia Digital como Apoio à Prática Docente..pdf1.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons