Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35960
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Juçara Moreira Teixeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4735665123239293pt_BR
dc.contributor.referee1Paulo Henrique Pinto Coelho Rodrigues Alvespt_BR
dc.creatorRenata Cassia Rocha Leitept_BR
dc.date.accessioned2021-05-13T13:17:55Z-
dc.date.available2021-05-13T13:17:55Z-
dc.date.issued2020-12-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35960-
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo abordar o uso das tecnologias digitais de comunicação e informação como ferramentas de apoio pedagógico à prática docente, por meio do desenvolvimento de sequências didáticas, que visam qualificar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental. As sequências didáticas foram elaboradas considerando-se os seguintes eixos, desenvolvidos ao longo do curso: inovação e tecnologias digitais 3.0, Moodle e objetos de aprendizagem, recursos audiovisuais na escola, recursos digitais para apresentação na escola, redes sociais na educação. Foram planejadas de forma a utilizar os recursos digitais como elementos parceiros na condução das atividades e na apreensão dos conteúdos estudados. Foram propostas atividades de prática da leitura dramatizada, releitura de um conto de fadas baseado em um “texto-fonte”, cálculos matemáticos por meio de jogo interativo on-line, produção de material infográfico e produção de história em quadrinhos. Ao longo do trabalho, foram utilizados os seguintes aplicativos: App Cubbes; Canva; GoConqr; Prezi; Pixton; Powtoon; Vídeo Show e a plataforma Youtube. O uso da tecnologia digital transforma a sala de aula em um espaço de aprendizagem colaborativa, dinâmica e com múltiplas possibilidades de interação, aproximando o conteúdo estudado à realidade do aluno, possibilitando-lhe aprender de forma lúdica, com mais autonomia e criatividade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectTecnologias Digitais de Comunicação e Informação. Sequência Didática. Ensino-aprendizagem. Prática Docentept_BR
dc.subject.otherPrática docentept_BR
dc.subject.otherEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subject.otherMaterial didáticopt_BR
dc.titleO uso da tecnologia digital como ferramenta de apoio à prática docentept_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC A Importância da Tecnologia Digital como Apoio à Prática Docente..pdf1.99 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons