Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/35960
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Juçara Moreira Teixeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4735665123239293 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Paulo Henrique Pinto Coelho Rodrigues Alves | pt_BR |
dc.creator | Renata Cassia Rocha Leite | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-05-13T13:17:55Z | - |
dc.date.available | 2021-05-13T13:17:55Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-12 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/35960 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem por objetivo abordar o uso das tecnologias digitais de comunicação e informação como ferramentas de apoio pedagógico à prática docente, por meio do desenvolvimento de sequências didáticas, que visam qualificar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental. As sequências didáticas foram elaboradas considerando-se os seguintes eixos, desenvolvidos ao longo do curso: inovação e tecnologias digitais 3.0, Moodle e objetos de aprendizagem, recursos audiovisuais na escola, recursos digitais para apresentação na escola, redes sociais na educação. Foram planejadas de forma a utilizar os recursos digitais como elementos parceiros na condução das atividades e na apreensão dos conteúdos estudados. Foram propostas atividades de prática da leitura dramatizada, releitura de um conto de fadas baseado em um “texto-fonte”, cálculos matemáticos por meio de jogo interativo on-line, produção de material infográfico e produção de história em quadrinhos. Ao longo do trabalho, foram utilizados os seguintes aplicativos: App Cubbes; Canva; GoConqr; Prezi; Pixton; Powtoon; Vídeo Show e a plataforma Youtube. O uso da tecnologia digital transforma a sala de aula em um espaço de aprendizagem colaborativa, dinâmica e com múltiplas possibilidades de interação, aproximando o conteúdo estudado à realidade do aluno, possibilitando-lhe aprender de forma lúdica, com mais autonomia e criatividade. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação. Sequência Didática. Ensino-aprendizagem. Prática Docente | pt_BR |
dc.subject.other | Prática docente | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.other | Material didático | pt_BR |
dc.title | O uso da tecnologia digital como ferramenta de apoio à prática docente | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC A Importância da Tecnologia Digital como Apoio à Prática Docente..pdf | 1.99 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License