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Tipo: Monografia (especialização)
Título: Sequências didáticas: recursos tecnológicos digitais aplicados a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental
Autor(es): Ana Paula Figueiredo Leite
primer Tutor: Diogo Alves de Faria Reis
primer miembro del tribunal : Júlio César Virgínio da Costa
Resumen: O curso de especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 ofertado pela Universidade Federal de Minas Gerais aos profissionais da Educação da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte tem como objetivo promover capacitação quanto ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s) no contexto pedagógico. No decorrer do curso foram elaboradas sequências didáticas (SD’s) nas disciplinas Inovação e Tecnologias Digitais 3.0, Moodle e Objetos de Aprendizagem, Educação a Distância e Inovação, Recursos Audiovisuais na Escola e Redes Sociais na Educação que permitiram refletir sobre os conteúdos, metodologias e recursos didáticos disponíveis aos professores, alunos e demais interessados a respeito das diversas possibilidades tecnológicas. Para atingir o objetivo proposto, as sequências didáticas apresentaram recursos tais como infográficos, linha do tempo, Storytelling (conteúdo em formato de contação de histórias), editores de áudio e vídeo, Podcasts (conteúdo em formato de áudio), apresentações, objetos de aprendizagem, entre outros. A primeira sequência didática, produzida na disciplina Inovação e Tecnologias Digitais 3.0, ensinou como elaborar infográficos, linha do tempo e história em quadrinhos. Nesta SD, intitulada “O brincar na Educação Infantil”, o infográfico foi a ferramenta escolhida para apresentar os campos de experiência da Educação Infantil. Os conteúdos abordados no estudo foram consciência corporal, equilíbrio estático e dinâmico e coordenação motora. A capacidade de reconhecer cores, objetos e pequenas palavras, a concentração, raciocínio lógico e memorização, a interação e socialização foram trabalhados no jogo da memória utilizado como objeto de aprendizagem na sequência didática número 02 intitulada “O Jogo da memória na educação Infantil”. Para apresentar os benefícios da contação de histórias, como o favorecimento da imaginação, criatividade e oralidade, promoção da autoestima e formação da personalidade foram utilizados os cubos de Storytelling na SD de número 03. A sequência didática seguinte, trouxe o aplicativo WhatsApp, utilizado como sugestão para desenvolver a consciência fonológica dos alunos durante o período de pandemia do Coronavírus. Foram apresentadas as possibilidades de uso do aplicativo como ferramenta pedagógica por meio de vídeo aulas, grupos de discussão e podcasts. Na última sequência didática, a história em quadrinhos foi utilizada para trabalhar os conteúdos de compreensão de textos e gêneros textuais trazendo o aplicativo Audacity como ferramenta pedagógica. Ao fim do trabalho realizado, concluiu-se que os recursos apresentados no decorrer do curso de especialização, utilizados para fins pedagógicos, possibilitaram a análise e desenvolvimento de habilidades que aproximam professores e alunos favorecendo o processo ensino- aprendizagem e a compreensão sobre as inovações da Cibercultura.
Asunto: Prática docente
Sequências didáticas
Ensino-aprendizagem
Educação infantil
Ensino fundamental
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Curso: Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35973
Fecha del documento: 12-dic-2020
Aparece en las colecciones:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

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