Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35973
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Diogo Alves de Faria Reispt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1329642979586575pt_BR
dc.contributor.referee1Júlio César Virgínio da Costapt_BR
dc.creatorAna Paula Figueiredo Leitept_BR
dc.date.accessioned2021-05-14T17:08:55Z-
dc.date.available2021-05-14T17:08:55Z-
dc.date.issued2020-12-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35973-
dc.description.resumoO curso de especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 ofertado pela Universidade Federal de Minas Gerais aos profissionais da Educação da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte tem como objetivo promover capacitação quanto ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s) no contexto pedagógico. No decorrer do curso foram elaboradas sequências didáticas (SD’s) nas disciplinas Inovação e Tecnologias Digitais 3.0, Moodle e Objetos de Aprendizagem, Educação a Distância e Inovação, Recursos Audiovisuais na Escola e Redes Sociais na Educação que permitiram refletir sobre os conteúdos, metodologias e recursos didáticos disponíveis aos professores, alunos e demais interessados a respeito das diversas possibilidades tecnológicas. Para atingir o objetivo proposto, as sequências didáticas apresentaram recursos tais como infográficos, linha do tempo, Storytelling (conteúdo em formato de contação de histórias), editores de áudio e vídeo, Podcasts (conteúdo em formato de áudio), apresentações, objetos de aprendizagem, entre outros. A primeira sequência didática, produzida na disciplina Inovação e Tecnologias Digitais 3.0, ensinou como elaborar infográficos, linha do tempo e história em quadrinhos. Nesta SD, intitulada “O brincar na Educação Infantil”, o infográfico foi a ferramenta escolhida para apresentar os campos de experiência da Educação Infantil. Os conteúdos abordados no estudo foram consciência corporal, equilíbrio estático e dinâmico e coordenação motora. A capacidade de reconhecer cores, objetos e pequenas palavras, a concentração, raciocínio lógico e memorização, a interação e socialização foram trabalhados no jogo da memória utilizado como objeto de aprendizagem na sequência didática número 02 intitulada “O Jogo da memória na educação Infantil”. Para apresentar os benefícios da contação de histórias, como o favorecimento da imaginação, criatividade e oralidade, promoção da autoestima e formação da personalidade foram utilizados os cubos de Storytelling na SD de número 03. A sequência didática seguinte, trouxe o aplicativo WhatsApp, utilizado como sugestão para desenvolver a consciência fonológica dos alunos durante o período de pandemia do Coronavírus. Foram apresentadas as possibilidades de uso do aplicativo como ferramenta pedagógica por meio de vídeo aulas, grupos de discussão e podcasts. Na última sequência didática, a história em quadrinhos foi utilizada para trabalhar os conteúdos de compreensão de textos e gêneros textuais trazendo o aplicativo Audacity como ferramenta pedagógica. Ao fim do trabalho realizado, concluiu-se que os recursos apresentados no decorrer do curso de especialização, utilizados para fins pedagógicos, possibilitaram a análise e desenvolvimento de habilidades que aproximam professores e alunos favorecendo o processo ensino- aprendizagem e a compreensão sobre as inovações da Cibercultura.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Cibercultura.pt_BR
dc.subjectTecnologias Digitaispt_BR
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectCiberculturapt_BR
dc.subject.otherPrática docentept_BR
dc.subject.otherSequências didáticaspt_BR
dc.subject.otherEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subject.otherEducação infantilpt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleSequências didáticas: recursos tecnológicos digitais aplicados a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia_versao_final_Ana_Paula_Figueiredo_Leite.pdf959.78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.