Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35977
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Kely Cristina Nogueira Soutopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2158498396135657pt_BR
dc.contributor.referee1Patrícia Barros Soares Batistapt_BR
dc.contributor.referee2Cláudia Regina Fonseca Miguel Sapag Riccipt_BR
dc.contributor.referee3Tânia Margarida Lima Costapt_BR
dc.creatorFlávia Solvelino Santiagopt_BR
dc.date.accessioned2021-05-14T18:14:32Z-
dc.date.available2021-05-14T18:14:32Z-
dc.date.issued2020-08-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35977-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta o Projeto de Intervenção a Contribuição dos Jogos para o Desenvolvimento da Leitura e Escrita de Crianças de 8 e 9 anos e o Memorial de Percurso. Ambos são resultados das reflexões realizadas no curso de pós-graduação lato senso, Residência Docente do Centro Pedagógico da (UFMG), nos anos de 2018 a 2020, em parceria com a Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. Projeto este cujos os objetivos compreenderam o desenvolvimento de estratégias metodológicas que possibilitassem e favorecessem o processo de alfabetização e letramento dos alunos de uma turma do 3° ano (oito anos de idade), de uma Escola Municipal de BH. Bem como contribuir de forma significativa, promovendo a aquisição de habilidades ainda não consolidadas, na leitura e na escrita, apresentadas pelas crianças. Durante o projeto, os alunos passaram a fazer, com maior frequência, tentativas de escrita, e a cada palavra que conseguiam traçar sem auxílio era percebível o orgulho dos mesmos. Percebeu-se um avanço da leitura e os alunos cobravam diariamente que mais momentos de leitura individual ou coletiva fossem propostos em sala. O Memorial é um relato da minha e trajetória acadêmica desde o Ensino Fundamental até a pós-graduação. Ele mostra os estímulos que tive por parte das professoras do Ensino Fundamental, a dedicação aos estudos, a escolha profissional para me tornar professora (Ensino Médio), o exercício da docência em sala de aula, a graduação e seus desafios e o ingresso na pós-graduação. Os estudos foram pautados em autores como Kishimoto (2002), Piaget (1986), Vygotsky (2002), entre outros, que se constituem como fontes de estudo e contribuem para a reflexão sobre o uso de jogos no processo de alfabetização e letramento. As análises evidenciaram o significado e a importância dos jogos para as crianças que ainda se apresentavam no processo inicial da aprendizagem da leitura e da escrita, a possibilidades de interação e o engajamento em diversas situações dentro da sala de aula.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subject.otherJogos educativospt_BR
dc.subject.otherAprendizado de conceitospt_BR
dc.subject.otherLeitura - Educaçãopt_BR
dc.subject.otherEscrita - Educaçãopt_BR
dc.titleA contribuição dos jogos para o desenvolvimento da leitura e escrita de crianças de 8 e 9 anospt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Projeto Flávia com ficha.pdf1.84 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons