Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/35977
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Kely Cristina Nogueira Souto | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2158498396135657 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Patrícia Barros Soares Batista | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Cláudia Regina Fonseca Miguel Sapag Ricci | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Tânia Margarida Lima Costa | pt_BR |
dc.creator | Flávia Solvelino Santiago | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-05-14T18:14:32Z | - |
dc.date.available | 2021-05-14T18:14:32Z | - |
dc.date.issued | 2020-08-30 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/35977 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta o Projeto de Intervenção a Contribuição dos Jogos para o Desenvolvimento da Leitura e Escrita de Crianças de 8 e 9 anos e o Memorial de Percurso. Ambos são resultados das reflexões realizadas no curso de pós-graduação lato senso, Residência Docente do Centro Pedagógico da (UFMG), nos anos de 2018 a 2020, em parceria com a Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. Projeto este cujos os objetivos compreenderam o desenvolvimento de estratégias metodológicas que possibilitassem e favorecessem o processo de alfabetização e letramento dos alunos de uma turma do 3° ano (oito anos de idade), de uma Escola Municipal de BH. Bem como contribuir de forma significativa, promovendo a aquisição de habilidades ainda não consolidadas, na leitura e na escrita, apresentadas pelas crianças. Durante o projeto, os alunos passaram a fazer, com maior frequência, tentativas de escrita, e a cada palavra que conseguiam traçar sem auxílio era percebível o orgulho dos mesmos. Percebeu-se um avanço da leitura e os alunos cobravam diariamente que mais momentos de leitura individual ou coletiva fossem propostos em sala. O Memorial é um relato da minha e trajetória acadêmica desde o Ensino Fundamental até a pós-graduação. Ele mostra os estímulos que tive por parte das professoras do Ensino Fundamental, a dedicação aos estudos, a escolha profissional para me tornar professora (Ensino Médio), o exercício da docência em sala de aula, a graduação e seus desafios e o ingresso na pós-graduação. Os estudos foram pautados em autores como Kishimoto (2002), Piaget (1986), Vygotsky (2002), entre outros, que se constituem como fontes de estudo e contribuem para a reflexão sobre o uso de jogos no processo de alfabetização e letramento. As análises evidenciaram o significado e a importância dos jogos para as crianças que ainda se apresentavam no processo inicial da aprendizagem da leitura e da escrita, a possibilidades de interação e o engajamento em diversas situações dentro da sala de aula. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.other | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject.other | Aprendizado de conceitos | pt_BR |
dc.subject.other | Leitura - Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Escrita - Educação | pt_BR |
dc.title | A contribuição dos jogos para o desenvolvimento da leitura e escrita de crianças de 8 e 9 anos | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Projeto Flávia com ficha.pdf | 1.84 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License