Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/35977
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A contribuição dos jogos para o desenvolvimento da leitura e escrita de crianças de 8 e 9 anos
Autor(es): Flávia Solvelino Santiago
primer Tutor: Kely Cristina Nogueira Souto
primer miembro del tribunal : Patrícia Barros Soares Batista
Segundo miembro del tribunal: Cláudia Regina Fonseca Miguel Sapag Ricci
Tercer miembro del tribunal: Tânia Margarida Lima Costa
Resumen: Este trabalho apresenta o Projeto de Intervenção a Contribuição dos Jogos para o Desenvolvimento da Leitura e Escrita de Crianças de 8 e 9 anos e o Memorial de Percurso. Ambos são resultados das reflexões realizadas no curso de pós-graduação lato senso, Residência Docente do Centro Pedagógico da (UFMG), nos anos de 2018 a 2020, em parceria com a Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. Projeto este cujos os objetivos compreenderam o desenvolvimento de estratégias metodológicas que possibilitassem e favorecessem o processo de alfabetização e letramento dos alunos de uma turma do 3° ano (oito anos de idade), de uma Escola Municipal de BH. Bem como contribuir de forma significativa, promovendo a aquisição de habilidades ainda não consolidadas, na leitura e na escrita, apresentadas pelas crianças. Durante o projeto, os alunos passaram a fazer, com maior frequência, tentativas de escrita, e a cada palavra que conseguiam traçar sem auxílio era percebível o orgulho dos mesmos. Percebeu-se um avanço da leitura e os alunos cobravam diariamente que mais momentos de leitura individual ou coletiva fossem propostos em sala. O Memorial é um relato da minha e trajetória acadêmica desde o Ensino Fundamental até a pós-graduação. Ele mostra os estímulos que tive por parte das professoras do Ensino Fundamental, a dedicação aos estudos, a escolha profissional para me tornar professora (Ensino Médio), o exercício da docência em sala de aula, a graduação e seus desafios e o ingresso na pós-graduação. Os estudos foram pautados em autores como Kishimoto (2002), Piaget (1986), Vygotsky (2002), entre outros, que se constituem como fontes de estudo e contribuem para a reflexão sobre o uso de jogos no processo de alfabetização e letramento. As análises evidenciaram o significado e a importância dos jogos para as crianças que ainda se apresentavam no processo inicial da aprendizagem da leitura e da escrita, a possibilidades de interação e o engajamento em diversas situações dentro da sala de aula.
Asunto: Jogos educativos
Aprendizado de conceitos
Leitura - Educação
Escrita - Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Curso: Curso de Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/35977
Fecha del documento: 30-ago-2020
Aparece en las colecciones:Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Projeto Flávia com ficha.pdf1.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons