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http://hdl.handle.net/1843/35977
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | A contribuição dos jogos para o desenvolvimento da leitura e escrita de crianças de 8 e 9 anos |
Autor(es): | Flávia Solvelino Santiago |
Primeiro Orientador: | Kely Cristina Nogueira Souto |
Primeiro membro da banca : | Patrícia Barros Soares Batista |
Segundo membro da banca: | Cláudia Regina Fonseca Miguel Sapag Ricci |
Terceiro membro da banca: | Tânia Margarida Lima Costa |
Resumo: | Este trabalho apresenta o Projeto de Intervenção a Contribuição dos Jogos para o Desenvolvimento da Leitura e Escrita de Crianças de 8 e 9 anos e o Memorial de Percurso. Ambos são resultados das reflexões realizadas no curso de pós-graduação lato senso, Residência Docente do Centro Pedagógico da (UFMG), nos anos de 2018 a 2020, em parceria com a Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. Projeto este cujos os objetivos compreenderam o desenvolvimento de estratégias metodológicas que possibilitassem e favorecessem o processo de alfabetização e letramento dos alunos de uma turma do 3° ano (oito anos de idade), de uma Escola Municipal de BH. Bem como contribuir de forma significativa, promovendo a aquisição de habilidades ainda não consolidadas, na leitura e na escrita, apresentadas pelas crianças. Durante o projeto, os alunos passaram a fazer, com maior frequência, tentativas de escrita, e a cada palavra que conseguiam traçar sem auxílio era percebível o orgulho dos mesmos. Percebeu-se um avanço da leitura e os alunos cobravam diariamente que mais momentos de leitura individual ou coletiva fossem propostos em sala. O Memorial é um relato da minha e trajetória acadêmica desde o Ensino Fundamental até a pós-graduação. Ele mostra os estímulos que tive por parte das professoras do Ensino Fundamental, a dedicação aos estudos, a escolha profissional para me tornar professora (Ensino Médio), o exercício da docência em sala de aula, a graduação e seus desafios e o ingresso na pós-graduação. Os estudos foram pautados em autores como Kishimoto (2002), Piaget (1986), Vygotsky (2002), entre outros, que se constituem como fontes de estudo e contribuem para a reflexão sobre o uso de jogos no processo de alfabetização e letramento. As análises evidenciaram o significado e a importância dos jogos para as crianças que ainda se apresentavam no processo inicial da aprendizagem da leitura e da escrita, a possibilidades de interação e o engajamento em diversas situações dentro da sala de aula. |
Assunto: | Jogos educativos Aprendizado de conceitos Leitura - Educação Escrita - Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Curso: | Curso de Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/35977 |
Data do documento: | 30-Ago-2020 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica |
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