Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36009
Type: Monografia (especialização)
Title: A construção de sequências didáticas utilizando tecnologias digitais
Authors: Eliane Rodrigues
First Advisor: Felipe Júnio de Souza Oliveira
First Referee: Eliana Guimarães Almeida
Abstract: Nos dias atuais, as instituições de ensino têm focado cada vez mais em um sistema educacional integrado e personalizado, que forneça funcionalidade completa para estudantes, professores, pais e outras partes interessadas, preenchendo as lacunas entre o entre o ensino-aprendizagem formal e informal e garantindo a superação dos desafios futuros e o alcance das oportunidades de conhecimento e informação. Nesse sentido, este Trabalho de Conclusão de Curso buscou apresentar discussões e propostas de sequências didáticas a serem implementadas com o apoio de algumas tecnologias digitais, visando um aprimoramento da prática pedagógica do (a) professor (a) e um melhor aproveitamento e assimilação de aprendizagens pelo aluno. A estruturação das sequências didáticas levou em consideração aspectos qualitativos da pesquisa em Educação como forma de favorecer uma reflexão sobre cada etapa de trabalho e apresentar sugestões de materiais, recursos e processos avaliativos. Para isso, as tecnologias atuais são de suma importância, levando ao entendimento de que a realização do presente estudo oportuniza o acesso a uma aprendizagem adaptativa e reflexiva, aliada à aprendizagem personalizada, mostrando como estas podem apoiar a individualidade do aluno no caminho da Educação. Assim, por intermédio das sequências didáticas elaboradas, foi possível alcançar o objetivo principal desse estudo que foi perceber como a construção de sequências didáticas utilizando tecnologias digitais pode contribuir para garantir um processo de ensino-aprendizado flexível, efetivo e inovador.
Abstract: Nowadays, educational institutions have increasingly focused on an integrated and personalized educational system, which provides complete functionality for students, teachers, parents and other interested parties, bridging the gap between formal and informal teaching and learning and ensuring the overcoming of future challenges and the attainment of opportunities for knowledge and information. In this sense, this Course Completion Work sought to present discussions and proposals for didactic sequences to be implemented with the support of some digital technologies, aiming at improving the pedagogical practice of the teacher and a better use and assimilation of learning by the student. The structuring of the didactic sequences took into account qualitative aspects of research in Education as a way to encourage reflection on each stage of work and present suggestions for materials, resources and evaluation processes. For this, current technologies are of paramount importance, leading to the understanding that the realization of this study provides access to adaptive and reflective learning, combined with personalized learning, showing how these can support the student's individuality in the path of Education. Thus, through the elaborated didactic sequences, it was possible to achieve the main objective of this study, which was to realize how the construction of didactic sequences using digital technologies can contribute to guarantee a flexible, effective and innovative teaching-learning process.
Subject: Tecnologias digitais
Sequências didáticas - Material didático
Práticas docentes
Ensino-aprendizagem
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/36009
Issue Date: 4-Jul-2020
Appears in Collections:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tecnologias_digitais.pdfMonografia de especialização apresentada à Escola de Educação Básica e Profissional, Centro Pedagógico, como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Tecnologias Digitais e Educação 3.0690.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.