Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/36011
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Atividades interativas com tecnologias digitais na alfabetização |
Autor(es): | Vanessa Martins Silvério |
Primeiro Orientador: | Leandra de Castro Gonzaga Figueiró |
Primeiro membro da banca : | Ruana Priscila da Silva Brito |
Resumo: | As atividades na fase da Alfabetização precisam se dar de forma prazerosa e interativa, podendo, para isso, utilizar recursos tecnológicos digitais para estimular um maior interesse do aluno no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, o trabalho de conclusão de curso apresenta um portfólio de atividades interativas para embasar práticas docentes, direcionadas à fase da Alfabetização para o uso das tecnologias digitais como recurso tecnológico e pedagógico no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos da grade curricular da Educação Básica. Foram elaboradas cinco Sequências Didáticas detalhadamente planejadas e utilizando diversas ferramentas digitais vivenciadas no Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0, oferecido pela Escola de Educação Básica e Profissional – Centro Pedagógico – da Universidade Federal de Minas Gerais, com o objetivo de explorar tecnologias digitais já presentes na sociedade contemporânea, como objeto de aprendizagem, softwares de apresentação (Prezi e Filmora 9), aplicativos (Audacity e Storytelling), dentre outros recursos digitais. As Sequências Didáticas foram produzidas para a faixa etária e o conteúdo em que atuo como docente, 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental, no município de Belo Horizonte- Minas Gerais, com práticas pedagógicas a partir da incorporação de tecnologias digitais estudadas no curso como forma de enriquecer o planejamento, ampliar a aprendizagem de conteúdo, reforçar o processo de aprendizagem, enriquecer a estratégia de ensino do professor e, principalmente, introduzir o uso do recurso digital na Educação Básica. Com a especialização foi possível conhecer e compreender as inúmeras contribuições das tecnologias digitais para o processo de ensino e aprendizagem com a vivência prática dos recursos tecnológicos nas tarefas das disciplinas ministradas ao longo do curso. |
Assunto: | Ensino e aprendizagem Novas tecnologias Alfabetização |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Curso: | Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/36011 |
Data do documento: | 4-Jul-2020 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Atividades Interativas com Tecnologias Digitais na Alfabetização.pdf | 1.25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.