Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36011
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Leandra de Castro Gonzaga Figueirópt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0146313272269022pt_BR
dc.contributor.referee1Ruana Priscila da Silva Britopt_BR
dc.creatorVanessa Martins Silvériopt_BR
dc.date.accessioned2021-05-20T11:55:41Z-
dc.date.available2021-05-20T11:55:41Z-
dc.date.issued2020-07-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/36011-
dc.description.resumoAs atividades na fase da Alfabetização precisam se dar de forma prazerosa e interativa, podendo, para isso, utilizar recursos tecnológicos digitais para estimular um maior interesse do aluno no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, o trabalho de conclusão de curso apresenta um portfólio de atividades interativas para embasar práticas docentes, direcionadas à fase da Alfabetização para o uso das tecnologias digitais como recurso tecnológico e pedagógico no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos da grade curricular da Educação Básica. Foram elaboradas cinco Sequências Didáticas detalhadamente planejadas e utilizando diversas ferramentas digitais vivenciadas no Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0, oferecido pela Escola de Educação Básica e Profissional – Centro Pedagógico – da Universidade Federal de Minas Gerais, com o objetivo de explorar tecnologias digitais já presentes na sociedade contemporânea, como objeto de aprendizagem, softwares de apresentação (Prezi e Filmora 9), aplicativos (Audacity e Storytelling), dentre outros recursos digitais. As Sequências Didáticas foram produzidas para a faixa etária e o conteúdo em que atuo como docente, 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental, no município de Belo Horizonte- Minas Gerais, com práticas pedagógicas a partir da incorporação de tecnologias digitais estudadas no curso como forma de enriquecer o planejamento, ampliar a aprendizagem de conteúdo, reforçar o processo de aprendizagem, enriquecer a estratégia de ensino do professor e, principalmente, introduzir o uso do recurso digital na Educação Básica. Com a especialização foi possível conhecer e compreender as inúmeras contribuições das tecnologias digitais para o processo de ensino e aprendizagem com a vivência prática dos recursos tecnológicos nas tarefas das disciplinas ministradas ao longo do curso.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectAtividades interativaspt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.otherEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subject.otherNovas tecnologiaspt_BR
dc.subject.otherAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleAtividades interativas com tecnologias digitais na alfabetizaçãopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Atividades Interativas com Tecnologias Digitais na Alfabetização.pdf1.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.