Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/36011
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Leandra de Castro Gonzaga Figueiró | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0146313272269022 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ruana Priscila da Silva Brito | pt_BR |
dc.creator | Vanessa Martins Silvério | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-05-20T11:55:41Z | - |
dc.date.available | 2021-05-20T11:55:41Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-04 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/36011 | - |
dc.description.resumo | As atividades na fase da Alfabetização precisam se dar de forma prazerosa e interativa, podendo, para isso, utilizar recursos tecnológicos digitais para estimular um maior interesse do aluno no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, o trabalho de conclusão de curso apresenta um portfólio de atividades interativas para embasar práticas docentes, direcionadas à fase da Alfabetização para o uso das tecnologias digitais como recurso tecnológico e pedagógico no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos da grade curricular da Educação Básica. Foram elaboradas cinco Sequências Didáticas detalhadamente planejadas e utilizando diversas ferramentas digitais vivenciadas no Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0, oferecido pela Escola de Educação Básica e Profissional – Centro Pedagógico – da Universidade Federal de Minas Gerais, com o objetivo de explorar tecnologias digitais já presentes na sociedade contemporânea, como objeto de aprendizagem, softwares de apresentação (Prezi e Filmora 9), aplicativos (Audacity e Storytelling), dentre outros recursos digitais. As Sequências Didáticas foram produzidas para a faixa etária e o conteúdo em que atuo como docente, 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental, no município de Belo Horizonte- Minas Gerais, com práticas pedagógicas a partir da incorporação de tecnologias digitais estudadas no curso como forma de enriquecer o planejamento, ampliar a aprendizagem de conteúdo, reforçar o processo de aprendizagem, enriquecer a estratégia de ensino do professor e, principalmente, introduzir o uso do recurso digital na Educação Básica. Com a especialização foi possível conhecer e compreender as inúmeras contribuições das tecnologias digitais para o processo de ensino e aprendizagem com a vivência prática dos recursos tecnológicos nas tarefas das disciplinas ministradas ao longo do curso. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.subject | Atividades interativas | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.other | Novas tecnologias | pt_BR |
dc.subject.other | Alfabetização | pt_BR |
dc.title | Atividades interativas com tecnologias digitais na alfabetização | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Atividades Interativas com Tecnologias Digitais na Alfabetização.pdf | 1.25 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.