Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/36012
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Tecnologias digirais no ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Rosemaire Rosa da Silva Oliveira
primer Tutor: Ana Paula Souto Silva Teles
primer miembro del tribunal : Samuel Moreira Marques
Resumen: Este é um trabalho de conclusão de curso em formato de portfólio. Nele é apresentado o percurso desenvolvido no decorrer do curso de especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0. O presente portfólio, têm como principal objetivo expor cinco sequências didáticas elaboradas durante o curso. Para o público alvo do 3º ano foi desenvolvida as sequências didáticas a seguir: “O solo: características, uso e importância para a vida”, utilizando o infográfico elaborado por meio do recurso Canva. A SD “Água no Planeta Terra - um bem universal” na qual foram utilizadas ferramentas de multimídia dentro do “Projeto Túnel das Mídias”. A SD “Aprendendo sobre luz e sombras por meio do teatro de sombras: aprendizagem, diversão e interação” foram desenvolvidas atividades utilizando o aplicativo Story telling Cubes, vídeos do Youtube e o aplicativo Powtoon. E a SD “Classificação de animais: características e desenvolvimento” foram utilizados como recursos o aplicativo Whatsapp, o VideoShow, o Podcast no Audacity, Youtube e jogo no Escola Games. E para o público alvo do 4º ano a SD “Coronavírus: o vírus, o que é, causas e consequências”, e nela foram utilizados vídeos do Youtube, O aplicativo Whatsapp e o Google Forms. Nelas são utilizadas as tecnologias digitais 3.0, tendo como propósito contribuir para o aprimoramento das ações pedagógicas no ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Em algumas delas são apresentadas propostas de trabalho de forma interdisciplinar envolvendo assim, outras disciplinas. Espera-se com esse trabalho contribuir para a reflexão sobre o uso das tecnologias nas ações pedagógicas. Que as tecnologias digitais possam ser integradas à pratica pedagógica, sendo vistas pelo docente, como um importante recurso para auxiliar na aprendizagem e no desenvolvimento do aluno. Que as sequências didáticas apresentadas possam ser utilizadas pelos professores em sua pratica e sirvam como referências para a elaboração de novas sequências.
Asunto: Sequências didáticas - Ensino fundamental
Ciências - Estudo e ensino
Educação tecnológica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Curso: Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/36012
Fecha del documento: 12-dic-2020
Aparece en las colecciones:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Monografia Rosemaire Rosa S. Oliveira versão final.pdfTECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL3.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons