Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/36012
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Ana Paula Souto Silva Teles | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5425183005701407 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Samuel Moreira Marques | pt_BR |
dc.creator | Rosemaire Rosa da Silva Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-05-20T12:01:51Z | - |
dc.date.available | 2021-05-20T12:01:51Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-12 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/36012 | - |
dc.description.resumo | Este é um trabalho de conclusão de curso em formato de portfólio. Nele é apresentado o percurso desenvolvido no decorrer do curso de especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0. O presente portfólio, têm como principal objetivo expor cinco sequências didáticas elaboradas durante o curso. Para o público alvo do 3º ano foi desenvolvida as sequências didáticas a seguir: “O solo: características, uso e importância para a vida”, utilizando o infográfico elaborado por meio do recurso Canva. A SD “Água no Planeta Terra - um bem universal” na qual foram utilizadas ferramentas de multimídia dentro do “Projeto Túnel das Mídias”. A SD “Aprendendo sobre luz e sombras por meio do teatro de sombras: aprendizagem, diversão e interação” foram desenvolvidas atividades utilizando o aplicativo Story telling Cubes, vídeos do Youtube e o aplicativo Powtoon. E a SD “Classificação de animais: características e desenvolvimento” foram utilizados como recursos o aplicativo Whatsapp, o VideoShow, o Podcast no Audacity, Youtube e jogo no Escola Games. E para o público alvo do 4º ano a SD “Coronavírus: o vírus, o que é, causas e consequências”, e nela foram utilizados vídeos do Youtube, O aplicativo Whatsapp e o Google Forms. Nelas são utilizadas as tecnologias digitais 3.0, tendo como propósito contribuir para o aprimoramento das ações pedagógicas no ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Em algumas delas são apresentadas propostas de trabalho de forma interdisciplinar envolvendo assim, outras disciplinas. Espera-se com esse trabalho contribuir para a reflexão sobre o uso das tecnologias nas ações pedagógicas. Que as tecnologias digitais possam ser integradas à pratica pedagógica, sendo vistas pelo docente, como um importante recurso para auxiliar na aprendizagem e no desenvolvimento do aluno. Que as sequências didáticas apresentadas possam ser utilizadas pelos professores em sua pratica e sirvam como referências para a elaboração de novas sequências. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.subject | Ações pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Ações pedagógicas | pt_BR |
dc.subject.other | Sequências didáticas - Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.other | Ciências - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Educação tecnológica | pt_BR |
dc.title | Tecnologias digirais no ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Monografia Rosemaire Rosa S. Oliveira versão final.pdf | TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | 3.85 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License