Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36012
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ana Paula Souto Silva Telespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5425183005701407pt_BR
dc.contributor.referee1Samuel Moreira Marquespt_BR
dc.creatorRosemaire Rosa da Silva Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2021-05-20T12:01:51Z-
dc.date.available2021-05-20T12:01:51Z-
dc.date.issued2020-12-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/36012-
dc.description.resumoEste é um trabalho de conclusão de curso em formato de portfólio. Nele é apresentado o percurso desenvolvido no decorrer do curso de especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0. O presente portfólio, têm como principal objetivo expor cinco sequências didáticas elaboradas durante o curso. Para o público alvo do 3º ano foi desenvolvida as sequências didáticas a seguir: “O solo: características, uso e importância para a vida”, utilizando o infográfico elaborado por meio do recurso Canva. A SD “Água no Planeta Terra - um bem universal” na qual foram utilizadas ferramentas de multimídia dentro do “Projeto Túnel das Mídias”. A SD “Aprendendo sobre luz e sombras por meio do teatro de sombras: aprendizagem, diversão e interação” foram desenvolvidas atividades utilizando o aplicativo Story telling Cubes, vídeos do Youtube e o aplicativo Powtoon. E a SD “Classificação de animais: características e desenvolvimento” foram utilizados como recursos o aplicativo Whatsapp, o VideoShow, o Podcast no Audacity, Youtube e jogo no Escola Games. E para o público alvo do 4º ano a SD “Coronavírus: o vírus, o que é, causas e consequências”, e nela foram utilizados vídeos do Youtube, O aplicativo Whatsapp e o Google Forms. Nelas são utilizadas as tecnologias digitais 3.0, tendo como propósito contribuir para o aprimoramento das ações pedagógicas no ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Em algumas delas são apresentadas propostas de trabalho de forma interdisciplinar envolvendo assim, outras disciplinas. Espera-se com esse trabalho contribuir para a reflexão sobre o uso das tecnologias nas ações pedagógicas. Que as tecnologias digitais possam ser integradas à pratica pedagógica, sendo vistas pelo docente, como um importante recurso para auxiliar na aprendizagem e no desenvolvimento do aluno. Que as sequências didáticas apresentadas possam ser utilizadas pelos professores em sua pratica e sirvam como referências para a elaboração de novas sequências.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectAções pedagógicaspt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectAções pedagógicaspt_BR
dc.subject.otherSequências didáticas - Ensino fundamentalpt_BR
dc.subject.otherCiências - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEducação tecnológicapt_BR
dc.titleTecnologias digirais no ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia Rosemaire Rosa S. Oliveira versão final.pdfTECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL3.85 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons