Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/36144
Tipo: Monografia (especialização)
Título: As metodologias ativas de aprendizagem na Educação Infantil: a importância do desenho na construção do raciocínio espacial nas crianças de 4 e 5 anos
Título(s) alternativo(s): Active learning methodologies in Early Childhood Education: the importance of drawing in the construction of spatial reasoning in children aged 4 and 5 years
Autor(es): Andreza Regina dos Santos Marzagão
Primeiro Orientador: Eliane Ferreira Campos Vieira
Primeiro membro da banca : Carla Juscélia de oliveira Souza
Segundo membro da banca: Marcos Elias Sala
Terceiro membro da banca: Claudia Regina Fonseca Miguel Sapag Ricci; Tânia Margarida Lima Costa
Resumo: O presente trabalho traz à importância de abordar as noções espaciais na Educação Infantil. A ideia de utilizar o espaço para se localizar e compreender seu papel no mundo na primeira infância contribui para seu desenvolvimento. É uma pesquisa qualitativa, onde o objetivo foi discutir as fases do raciocínio espacial, o esquema corporal e observar a construção das habilidades espaciais nas crianças de quatro e cinco anos através da participação nas atividades propostas e da representação do desenho. Como procedimento metodológico utilizou-se as metodologias ativas, a sala de aula invertida e as sequencias didáticas. Os resultados mostraram que houve interesse e envolvimento dos alunos, porém observou-se a preocupação em reforçar alguns elementos e os aspectos geográficos para que a aprendizagem seja significativa. O texto encerra com a necessidade de abordar a construção e a reconstrução dos conteúdos relacionados ao tema, para que ocorra uma maior compreensão do pensamento espacial.
Abstract: This work brings to the importance of addressing spatial notions in Early Childhood Education. The idea of using space to locate and understand its role in the world in early childhood contributes to its development. It is a qualitative research, where the objective was to discuss the phases of spatial reasoning, the body scheme and to observe the construction of spatial skills in children aged four and five through participation in the proposed activities and the representation of the drawing. As a methodological procedure, active methodologies, inverted classroom and didactic sequences were used. The results showed that there was interest and involvement of the students, but there was a concern to reinforce some elements and geographical aspects so that learning is meaningful. The text ends with the need to address the construction and reconstruction of content related to the theme, so that a greater understanding of spatial thinking occurs.
Assunto: Sequências didáticas
Educação infantil
Desenho - Estudo e ensino - Primeiro grau
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Curso: Curso de Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/36144
Data do documento: 30-Ago-2020
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