Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36144
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Eliane Ferreira Campos Vieirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5270087325382020pt_BR
dc.contributor.referee1Carla Juscélia de oliveira Souzapt_BR
dc.contributor.referee2Marcos Elias Salapt_BR
dc.contributor.referee3Claudia Regina Fonseca Miguel Sapag Ricci; Tânia Margarida Lima Costapt_BR
dc.creatorAndreza Regina dos Santos Marzagãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3198341153061872pt_BR
dc.date.accessioned2021-05-27T14:40:52Z-
dc.date.available2021-05-27T14:40:52Z-
dc.date.issued2020-08-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/36144-
dc.description.abstractThis work brings to the importance of addressing spatial notions in Early Childhood Education. The idea of using space to locate and understand its role in the world in early childhood contributes to its development. It is a qualitative research, where the objective was to discuss the phases of spatial reasoning, the body scheme and to observe the construction of spatial skills in children aged four and five through participation in the proposed activities and the representation of the drawing. As a methodological procedure, active methodologies, inverted classroom and didactic sequences were used. The results showed that there was interest and involvement of the students, but there was a concern to reinforce some elements and geographical aspects so that learning is meaningful. The text ends with the need to address the construction and reconstruction of content related to the theme, so that a greater understanding of spatial thinking occurs.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho traz à importância de abordar as noções espaciais na Educação Infantil. A ideia de utilizar o espaço para se localizar e compreender seu papel no mundo na primeira infância contribui para seu desenvolvimento. É uma pesquisa qualitativa, onde o objetivo foi discutir as fases do raciocínio espacial, o esquema corporal e observar a construção das habilidades espaciais nas crianças de quatro e cinco anos através da participação nas atividades propostas e da representação do desenho. Como procedimento metodológico utilizou-se as metodologias ativas, a sala de aula invertida e as sequencias didáticas. Os resultados mostraram que houve interesse e envolvimento dos alunos, porém observou-se a preocupação em reforçar alguns elementos e os aspectos geográficos para que a aprendizagem seja significativa. O texto encerra com a necessidade de abordar a construção e a reconstrução dos conteúdos relacionados ao tema, para que ocorra uma maior compreensão do pensamento espacial.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNoções espaciaispt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subject.otherSequências didáticaspt_BR
dc.subject.otherEducação infantilpt_BR
dc.subject.otherDesenho - Estudo e ensino - Primeiro graupt_BR
dc.titleAs metodologias ativas de aprendizagem na Educação Infantil: a importância do desenho na construção do raciocínio espacial nas crianças de 4 e 5 anospt_BR
dc.title.alternativeActive learning methodologies in Early Childhood Education: the importance of drawing in the construction of spatial reasoning in children aged 4 and 5 yearspt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4350-1633pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia UFMG - Versão final 1.pdf1.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.