Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36146
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Elena de Lima Perez Garciapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5642915270924367pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Bruna Luiza Emerich Magalhãespt_BR
dc.contributor.referee1Andréa Mara Macedopt_BR
dc.contributor.referee2Karla Simone da Silva Fernandespt_BR
dc.creatorHortência Rodrigues de Castropt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2512936727643005pt_BR
dc.date.accessioned2021-05-27T14:47:36Z-
dc.date.available2021-05-27T14:47:36Z-
dc.date.issued2020-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/36146-
dc.description.abstractAntimicrobial resistance is one of the major global public health problems where awareness work on the appropriate use of antibiotics is necessary. In this context, it is pertinent to approach this theme in the school environment, with the school being the place where students get closer to scientific knowledge and to the training of individuals responsible for their actions. This theme was approached with the students of the 3rd year of high school in a public school in Minas Gerais through a teaching sequence that uses the investigative approach. This work aimed to assess whether the use of teaching by investigation allows students to explore the theme and whether it contributes to the construction of scientific knowledge on the subject. Classes are suspended in all schools in Minas Gerais, due to the COVID-19 pandemic. Therefore, the teaching sequence was applied in a virtual learning environment, using the Google Classroom tool. During the application of the sequence, it was possible to observe that internet access is a limiting factor for the participation of students in activities developed in the virtual environment. On the other hand, the results obtained demonstrate that it is possible to develop an investigative teaching sequence, as for example, on bacterial resistance, in this environment. Therefore, the role of the teacher in creating activities with an investigative approach is essential, in order to allow the critical construction of knowledge by the student.pt_BR
dc.description.resumoA resistência antimicrobiana é um dos grandes problemas mundiais de saúde pública onde se faz necessário um trabalho de conscientização do uso adequado dos antibióticos. Neste contexto, é pertinente a abordagem deste tema no ambiente escolar, sendo a escola o local de aproximação dos estudantes com o conhecimento científico e de formação de indivíduos responsáveis por suas ações. Essa temática foi abordada com os estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Minas Gerais por meio de uma sequência de ensino que utiliza a abordagem investigativa. O trabalho teve como objetivo avaliar se o uso do ensino por investigação possibilita que os alunos explorem a temática e se esse contribui para a construção do conhecimento científico sobre o tema. As aulas estão suspensas em todas as escolas de Minas Gerais, devido à pandemia da COVID-19. Portanto, a sequência de ensino deste trabalho foi aplicada em um ambiente virtual de aprendizagem, por meio da ferramenta Google Sala de Aula. Durante a aplicação da sequência foi possível observar que o acesso a internet é um fator limitador para a participação dos estudantes nas atividades desenvolvidas no ambiente virtual. Em contrapartida, os resultados obtidos demonstram que é possível desenvolver uma sequência de ensino investigativa, como por exemplo, sobre resistência bacteriana, nesse ambiente. Sendo assim, é fundamental o papel do professor em criar atividades com a abordagem investigativa, a fim de que permita a construção crítica do conhecimento pelo estudante.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectResistência bacteriana a antibióticospt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectUso consciente dos antibióticospt_BR
dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagempt_BR
dc.subject.otherEnsino - Biologiapt_BR
dc.subject.otherFarmacorresistência bacterianapt_BR
dc.subject.otherAntibacterianospt_BR
dc.subject.otherEnsino à distânciapt_BR
dc.subject.otherAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.titleSequência de ensino investigativa sobre resistência bacteriana: aplicação em um ambiente virtual de aprendizagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Hortência Rodrigues de Castro - TCM PROFBIO - Versão final_OFICIAL - Biblioteca.pdf10.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.