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Tipo: Dissertação
Título: A Dança Experimental e a inclusão de alunos com deficiência intelectual: possibilidades para as aulas de Educação Física nos primeiros anos do ensino fundamental.
Autor(es): Raquel Cristina Ramos de Oliveira
Primeiro Orientador: Isabel Cristina Vieira Coimbra Diniz
Primeiro membro da banca : Admir Soares de Almeida Junior
Segundo membro da banca: Alexandre Gomes Soares
Terceiro membro da banca: Tarcísio Mauro Vago
Quarto membro da banca: Claudia Barsand de Leucas
Resumo: Este trabalho teve como objetivo propor a Dança Experimental como uma estratégia metodológica para a inclusão de alunos com deficiência intelectual nas aulas de Educação Física do ensino fundamental, visto que muitas vezes os professores de Educação Física deparam-se com dificuldades para incluir esses alunos em suas aulas. A Dança Experimental é uma proposta metodológica de ensino de dança desenvolvida pela Profª. Drª. Isabel Coimbra. Essa proposta é voltada para a criação de novas possibilidades de se movimentar e dançar, possibilitando uma prática voltada para a inclusão social. Como metodologia de pesquisa, utilizou-se a abordagem qualitativa no modelo pesquisa-ação, para fundamentar a elaboração, aplicação e análise de uma intervenção pedagógica realizada em uma escola da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de Belo Horizonte (Escola Municipal Professora Maria Mazarello). O público alvo foram os alunos de duas turmas de primeiro ciclo do turno da tarde, sendo uma turma de primeiro ano e uma turma de terceiro ano. Foi elaborada e aplicada, dentro do planejamento anual de Educação Física das turmas, uma unidade didática de oito aulas para o ensino de dança, baseada na metodologia da Dança Experimental, adaptada ao público infantil. O processo de coleta de dados se deu por meio de observação participante e de narrativas escritas pela professora/pesquisadora em diários de experiência de ensino. Foram utilizados também registros de imagens, por meio de fotos e filmagens, com o intuito de produzir material para auxiliar na análise dos dados como também para a produção do produto final (material didático). Os resultados demonstraram que o emprego da metodologia de Dança Experimental nas aulas de Educação Física favoreceu a participação e o aprendizado de toda a turma, inclusive dos alunos com deficiência intelectual. O material didático produzido nesta pesquisa pode ser acessado em: www.dancaexperimentalnaescola.wordpress.com/home/.
Abstract: This work aimed to propose Experimental Dance as a methodological strategy for the inclusion of students with intellectual disability in Physical Education classes in elementary school, as many times Physical Education teachers face difficulties to include these students in their classes. Experimental Dance is a methodological proposal for teaching dance developed by Ph.D professor Drª. Isabel Coimbra. This proposal aims at creating new possibilities for moving and dancing, bringing about a practice that allows social inclusion. As a research methodology, the qualitative approach in the action-research model has been adopted to support the elaboration, application and analysis of a pedagogical intervention carried out in a school in the Municipal Education Network of Belo Horizonte ("Escola Municipal Professora Maria Mazarello"). The target audience was pupils from two first-cycle classes in the afternoon shift, being one a first-year class, and the other a third-year class. A didactic unit of eight classes for teaching dance, based on the methodology of Experimental Dance adapted for child audience, has been developed and applied within the annual planning of the Physical Education classes. The data collection process took place by means of participant observation and narratives written by the teacher / researcher in teaching experience diaries. Image records by means of pictures and filming were also used in order to produce material to assist the data analysis as well as for the production of the final product (teaching materials) The results showed that the use of the Experimental Dance methodology in Physical Education classes favored the participation and learning of the whole class, including the students with intellectual disability. The didactic material produced in this research can be accessed at: www.dancaexperimentalnaescola.wordpress.com/home/.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação Física - Mestrado Profissional
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/36150
Data do documento: 18-Dez-2020
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