Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36150
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Isabel Cristina Vieira Coimbra Dinizpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8193448308248291pt_BR
dc.contributor.referee1Admir Soares de Almeida Juniorpt_BR
dc.contributor.referee2Alexandre Gomes Soarespt_BR
dc.contributor.referee3Tarcísio Mauro Vagopt_BR
dc.contributor.referee4Claudia Barsand de Leucaspt_BR
dc.creatorRaquel Cristina Ramos de Oliveirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1005997185112869pt_BR
dc.date.accessioned2021-05-27T15:15:52Z-
dc.date.available2021-05-27T15:15:52Z-
dc.date.issued2020-12-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/36150-
dc.description.abstractThis work aimed to propose Experimental Dance as a methodological strategy for the inclusion of students with intellectual disability in Physical Education classes in elementary school, as many times Physical Education teachers face difficulties to include these students in their classes. Experimental Dance is a methodological proposal for teaching dance developed by Ph.D professor Drª. Isabel Coimbra. This proposal aims at creating new possibilities for moving and dancing, bringing about a practice that allows social inclusion. As a research methodology, the qualitative approach in the action-research model has been adopted to support the elaboration, application and analysis of a pedagogical intervention carried out in a school in the Municipal Education Network of Belo Horizonte ("Escola Municipal Professora Maria Mazarello"). The target audience was pupils from two first-cycle classes in the afternoon shift, being one a first-year class, and the other a third-year class. A didactic unit of eight classes for teaching dance, based on the methodology of Experimental Dance adapted for child audience, has been developed and applied within the annual planning of the Physical Education classes. The data collection process took place by means of participant observation and narratives written by the teacher / researcher in teaching experience diaries. Image records by means of pictures and filming were also used in order to produce material to assist the data analysis as well as for the production of the final product (teaching materials) The results showed that the use of the Experimental Dance methodology in Physical Education classes favored the participation and learning of the whole class, including the students with intellectual disability. The didactic material produced in this research can be accessed at: www.dancaexperimentalnaescola.wordpress.com/home/.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo propor a Dança Experimental como uma estratégia metodológica para a inclusão de alunos com deficiência intelectual nas aulas de Educação Física do ensino fundamental, visto que muitas vezes os professores de Educação Física deparam-se com dificuldades para incluir esses alunos em suas aulas. A Dança Experimental é uma proposta metodológica de ensino de dança desenvolvida pela Profª. Drª. Isabel Coimbra. Essa proposta é voltada para a criação de novas possibilidades de se movimentar e dançar, possibilitando uma prática voltada para a inclusão social. Como metodologia de pesquisa, utilizou-se a abordagem qualitativa no modelo pesquisa-ação, para fundamentar a elaboração, aplicação e análise de uma intervenção pedagógica realizada em uma escola da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de Belo Horizonte (Escola Municipal Professora Maria Mazarello). O público alvo foram os alunos de duas turmas de primeiro ciclo do turno da tarde, sendo uma turma de primeiro ano e uma turma de terceiro ano. Foi elaborada e aplicada, dentro do planejamento anual de Educação Física das turmas, uma unidade didática de oito aulas para o ensino de dança, baseada na metodologia da Dança Experimental, adaptada ao público infantil. O processo de coleta de dados se deu por meio de observação participante e de narrativas escritas pela professora/pesquisadora em diários de experiência de ensino. Foram utilizados também registros de imagens, por meio de fotos e filmagens, com o intuito de produzir material para auxiliar na análise dos dados como também para a produção do produto final (material didático). Os resultados demonstraram que o emprego da metodologia de Dança Experimental nas aulas de Educação Física favoreceu a participação e o aprendizado de toda a turma, inclusive dos alunos com deficiência intelectual. O material didático produzido nesta pesquisa pode ser acessado em: www.dancaexperimentalnaescola.wordpress.com/home/.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Física - Mestrado Profissionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEducação Física escolarpt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectDeficiência intelectualpt_BR
dc.subjectLazer e educaçãopt_BR
dc.titleA Dança Experimental e a inclusão de alunos com deficiência intelectual: possibilidades para as aulas de Educação Física nos primeiros anos do ensino fundamental.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Raquel Cristina Ramos de Oliveira.pdf3.72 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons