Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/36155
Tipo: Dissertação
Título: Colômbia turística: estudo de caso sobre a percepção de brasileiros acerca do turismo em território colombiano
Título(s) alternativo(s): Colômbia turística: Estudio de caso sobre la percepción de los brasileños acerca del turismo en territorio colombiano
Autor(es): Natalia Gutierrez Carmona
Primeiro Orientador: Luciano Pereira da Silva
Primeiro membro da banca : Christianne Luce Gomes
Segundo membro da banca: Guilherme Augusto Pereira Malta
Resumo: Os fluxos turísticos são elementos sensíveis a fatores internos e externos que rodeiam e compõem um espaço. Essas variáveis favorecem a criação de uma percepção de destino que afeta diretamente o número de turistas motivados a visitar o local. Acredita-se que a Colômbia é um país estigmatizado como resultado de vários anos de conflitos armados, narcotráfico e insegurança, o que o tornou um dos países mais perigosos do mundo na década de 1990. Atuais pesquisas feitas pelo Governo da Colômbia revelam que o país está se reposicionando no mercado turístico e que o número de visitantes estrangeiros está aumentando. O Brasil se destaca a partir de 2013, como um dos emissores mais importantes de turistas para a Colômbia; porém não se identificaram possíveis causas desse aumento. Este estudo pretende caracterizar a atual percepção do turista brasileiro em relação a Colômbia. Para tanto, analisam-se diversos elementos de influência na construção da imagem do país, como acontecimentos externos, eventos e ações de promoção do destino. Almeja-se também compreender melhor os motivadores, as expectativas e as experiências dos viajantes provenientes do Brasil, público-alvo da investigação, e de forma complementar, brasileiros residentes na Colômbia. Para sua compreensão, adota-se como metodologia a aplicação de questionários e formulários a turistas e residentes brasileiros na Colômbia, levantamentos feitos através do contato com instituições governamentais e a revisão de projetos públicos do país. Essas variáveis, associadas ao pensamento e à vivência da autora, permitiram a contextualização do momento turístico da Colômbia e sua relação com o público brasileiro. Como resultado, é possível afirmar que a construção da percepção sobre um destino é um processo lento e complexo, que inclui diferentes acontecimentos, experiências e interações por parte do turista. As análises deste estudo demonstram que a maioria dos eventos abordados na investigação estão na memória dos brasileiros, afetando a percepção de destino em diferentes níveis, mas sempre modificando-a de alguma forma.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Curso: Programa de Pós-Graduação em Estudos do Lazer
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/36155
Data do documento: 28-Fev-2020
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons