Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/36162
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Metodologias ativas de aprendizagem no ensino de Geografia: um caminho possível para a formação da autonomia investigativa nos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental
Título(s) alternativo(s): Active learning methodologies in teaching geography: a possible path for the formation of investigative autonomy in students of the 6th year of elementary school
Autor(es): Jeane Renata Aparecida Silva Guimarães
Primeiro Orientador: Marcos Elias Sala
Primeiro membro da banca : Carla Juscélia de Oliveira Souza
Segundo membro da banca: Eliane Ferreira Campos Vieira
Terceiro membro da banca: Cláudia Regina Fonseca Miguel Sapag Ricci; Tânia Margarida Lima Costa
Resumo: O presente trabalho teve como linha de investigação as Metodologias Ativas de Aprendizagem, com o objetivo de analisar e discutir sua contribuição no desenvolvimento da autonomia investigativa dos alunos do ensino fundamental. Nesse sentido, este trabalho apresenta, além de uma revisão bibliográfica sobre as metodologias ativas de aprendizagem, com destaque para a aprendizagem baseada em projetos e para a aprendizagem baseada na resolução de problemas, a proposta de um projeto de ação desenvolvido na Escola Municipal Tancredo Phídeas Guimarães, que teve como foco de observação a preparação pelos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma apresentação para toda comunidade escolar, durante o evento do Mosaico Cultura, buscando auferir sua contribuição na construção do conhecimento pelos alunos de forma mais contextualizada e autônoma, e, assim, na promoção de um ensino-aprendizagem mais significativo. Ainda é parte integrante desse trabalho um memorial de percurso, onde exponho minhas experiências e reflexões em relação à Educação, delineando o caminho percorrido, desde as sensações e emoções vivenciadas na infância e adolescência, até as motivações que me levaram a escolha pela licenciatura e as experiências e desafios enfrentados em sala de aula como professora.
Abstract: The present work had as a research line the Active Learning Methodologies, with the objective of analyzing and discussing their contribution to the development of investigative autonomy of elementary school students. In this sense, this work presents, in addition to a short bibliographic review on active learning methodologies, with emphasis on project-based learning and problem-based learning, the proposal for an action project developed at Escola Municipal Tancredo Phídeas Guimarães, who had as his observation focus the preparation by the 6th year students of a presentation for the whole school community, during the Mosaico Cultura event, seeking to gain their contribution in the construction of knowledge by the students in a more contextualized and autonomous way, and, thus, in promoting more meaningful teaching and learning. An itinerary memorial is also an integral part of this work, where I expose my experiences and reflections in relation to Education, outlining the path taken, from the sensations and emotions experienced in childhood and adolescence, to the motivations that led me to choose the degree and the experiences and challenges faced in the classroom as a teacher.
Assunto: Ensino fundamental
Geografia - Ensino fundamental - Estudo e ensino
Aprendizagem - Estratégias
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Curso: Curso de Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/36162
Data do documento: 30-Ago-2020
Aparece nas coleções:Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica

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