Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36162
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marcos Elias Salapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2668455532586881pt_BR
dc.contributor.referee1Carla Juscélia de Oliveira Souzapt_BR
dc.contributor.referee2Eliane Ferreira Campos Vieirapt_BR
dc.contributor.referee3Cláudia Regina Fonseca Miguel Sapag Ricci; Tânia Margarida Lima Costapt_BR
dc.creatorJeane Renata Aparecida Silva Guimarãespt_BR
dc.date.accessioned2021-05-27T17:17:23Z-
dc.date.available2021-05-27T17:17:23Z-
dc.date.issued2020-08-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/36162-
dc.description.abstractThe present work had as a research line the Active Learning Methodologies, with the objective of analyzing and discussing their contribution to the development of investigative autonomy of elementary school students. In this sense, this work presents, in addition to a short bibliographic review on active learning methodologies, with emphasis on project-based learning and problem-based learning, the proposal for an action project developed at Escola Municipal Tancredo Phídeas Guimarães, who had as his observation focus the preparation by the 6th year students of a presentation for the whole school community, during the Mosaico Cultura event, seeking to gain their contribution in the construction of knowledge by the students in a more contextualized and autonomous way, and, thus, in promoting more meaningful teaching and learning. An itinerary memorial is also an integral part of this work, where I expose my experiences and reflections in relation to Education, outlining the path taken, from the sensations and emotions experienced in childhood and adolescence, to the motivations that led me to choose the degree and the experiences and challenges faced in the classroom as a teacher.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como linha de investigação as Metodologias Ativas de Aprendizagem, com o objetivo de analisar e discutir sua contribuição no desenvolvimento da autonomia investigativa dos alunos do ensino fundamental. Nesse sentido, este trabalho apresenta, além de uma revisão bibliográfica sobre as metodologias ativas de aprendizagem, com destaque para a aprendizagem baseada em projetos e para a aprendizagem baseada na resolução de problemas, a proposta de um projeto de ação desenvolvido na Escola Municipal Tancredo Phídeas Guimarães, que teve como foco de observação a preparação pelos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma apresentação para toda comunidade escolar, durante o evento do Mosaico Cultura, buscando auferir sua contribuição na construção do conhecimento pelos alunos de forma mais contextualizada e autônoma, e, assim, na promoção de um ensino-aprendizagem mais significativo. Ainda é parte integrante desse trabalho um memorial de percurso, onde exponho minhas experiências e reflexões em relação à Educação, delineando o caminho percorrido, desde as sensações e emoções vivenciadas na infância e adolescência, até as motivações que me levaram a escolha pela licenciatura e as experiências e desafios enfrentados em sala de aula como professora.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectMetodologias ativas de aprendizagempt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em projetospt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em projetospt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada na resolução de problemaspt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada na resolução de problemaspt_BR
dc.subjectAutonomia investigativapt_BR
dc.subjectAutonomia investigativapt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.otherGeografia - Ensino fundamental - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherAprendizagem - Estratégiaspt_BR
dc.titleMetodologias ativas de aprendizagem no ensino de Geografia: um caminho possível para a formação da autonomia investigativa nos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeActive learning methodologies in teaching geography: a possible path for the formation of investigative autonomy in students of the 6th year of elementary schoolpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MonografiaJeane(11).pdf556.16 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons