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Type: Tese
Title: Audiências multiplataforma do evento midiático global Oscar : semiose e dinâmica transmídia
Authors: Juliana Lopes de Almeida Souza
First Advisor: Geane Carvalho Alzamora
First Referee: Lorena Peret Tarcia de Tasende
Second Referee: Natalia Moura Pacheco Cortez
Third Referee: Daniel Melo Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee4: Fernanda Maurício da Silva
Abstract: A audiência televisiva se reconfigura mediante as práticas contemporâneas de interação e participação. A fragmentação das audiências em conexões de redes sociais online foi averiguada no âmbito do evento midiático global Oscar. Investigam-se as audiências multiplataforma da transmissão do evento em 2018, quando completou-se a 90º cerimônia do Oscar, 20 anos do pico de maior audiência; e também em 2019, 50 anos de sua primeira exibição televisiva em âmbito internacional. A questão central que rege este estudo é: Como se configuram as audiências multiplataforma do evento midiático global Oscar? O recorte empírico evidencia as formas e os níveis de engajamento no Facebook e no Twitter em relação às audiências, considerando a transmidialidade do evento investigado. Como suporte teórico-metodológico, utilizou-se a semiótica peirceana em diálogo com a literatura sobre dinâmica transmídia. Abordaram-se os estudos de audiências com foco no surgimento da televisão e o fenômeno contemporâneo de TV social. Realizou-se coleta automática e manual de 12 palavras-chaves, identificadas de acordo com os critérios de busca avançada por usuários no Google Trends durante a transmissão, um dia antes e um dia após o evento Oscar, tanto em 2018, quanto em 2019: oscar, academy awards, oscar 2018, oscar2018, oscar90, oscarnoms, oscars, oscars90, oscar2019, oscar 2019, oscar 91 e oscars91. A coleta automática no Twitter se deu por meio da ferramenta TCAT – método de coleta referente ao Digital Methods Iniciative (DMI). No Facebook, a coleta dos dados foi realizada em 2018 por meio da ferramenta Netvizz e, em 2019, quando essa ferramenta deixou de existir, foi realizada a coleta manual. A análise dos dados apresenta pico negativo de audiência televisiva em 2018, se relacionando ao marco temporal de 10 anos com 2008, e pico positivo em 2019 em referência a 2014, marco temporal de 5 anos. Os usuários no Facebook e no Twitter estavam mais presentes no dia do evento em 2018, e no dia posterior ao evento em 2019. Observou-se que a semiose da audiência do Oscar nas redes sociais online se configura de forma mais concentrada em 2018; e se configura fragmentada e autônoma em 2019. O processo semiósico foi identificado nas formas de engajamento curtir, comentar, compartilhar, reagir, responder e visualizar nas redes sociais online associadas aos níveis de engajamento com base na noção peirceana de interpretante emocional, energético e lógico. No Facebook, identificamos o nível de engajamento em predomínio do interpretante emocional pelas reações: 9,2 mil em 2018 na primeira publicação no dia do evento; 45 mil em 2019 na sexta publicação no dia posterior ao evento. No Twitter, o nível de engajamento em domínio do interpretante emocional, tanto em 2018 quanto em 2019, foi identificado pelos sentimentos de preferências manifestadas nas respostas das audiências em relação às categorias de premiação do Oscar. No Facebook e no Twitter constatamos, com base na forma de engajamento compartilhar/retweet, que o interesse intenso da audiência pelo evento em 2018 e 2019 tem maior peso (5) na ação comunicacional registrada pelo nível de engajamento em predomínio do interpretante energético, que implica em esforço de expansão temporal da dinâmica transmídia. O nível de engajamento em predomínio do interpretante lógico foi associado aos comentários, que no Facebook aumentou em quase 5 vezes de 2018 para 2019; e no Twitter, o pico de tweets foi de 875.038 em 2018, e 3.947.126 tweets em A audiência televisiva se reconfigura mediante as práticas contemporâneas de interação e participação. A fragmentação das audiências em conexões de redes sociais online foi averiguada no âmbito do evento midiático global Oscar. Investigam-se as audiências multiplataforma da transmissão do evento em 2018, quando completou-se a 90º cerimônia do Oscar, 20 anos do pico de maior audiência; e também em 2019, 50 anos de sua primeira exibição televisiva em âmbito internacional. A questão central que rege este estudo é: Como se configuram as audiências multiplataforma do evento midiático global Oscar? O recorte empírico evidencia as formas e os níveis de engajamento no Facebook e no Twitter em relação às audiências, considerando a transmidialidade do evento investigado. Como suporte teórico-metodológico, utilizou-se a semiótica peirceana em diálogo com a literatura sobre dinâmica transmídia. Abordaram-se os estudos de audiências com foco no surgimento da televisão e o fenômeno contemporâneo de TV social. Realizou-se coleta automática e manual de 12 palavras-chaves, identificadas de acordo com os critérios de busca avançada por usuários no Google Trends durante a transmissão, um dia antes e um dia após o evento Oscar, tanto em 2018, quanto em 2019: oscar, academy awards, oscar 2018, oscar2018, oscar90, oscarnoms, oscars, oscars90, oscar2019, oscar 2019, oscar 91 e oscars91. A coleta automática no Twitter se deu por meio da ferramenta TCAT – método de coleta referente ao Digital Methods Iniciative (DMI). No Facebook, a coleta dos dados foi realizada em 2018 por meio da ferramenta Netvizz e, em 2019, quando essa ferramenta deixou de existir, foi realizada a coleta manual. A análise dos dados apresenta pico negativo de audiência televisiva em 2018, se relacionando ao marco temporal de 10 anos com 2008, e pico positivo em 2019 em referência a 2014, marco temporal de 5 anos. Os usuários no Facebook e no Twitter estavam mais presentes no dia do evento em 2018, e no dia posterior ao evento em 2019. Observou-se que a semiose da audiência do Oscar nas redes sociais online se configura de forma mais concentrada em 2018; e se configura fragmentada e autônoma em 2019. O processo semiósico foi identificado nas formas de engajamento curtir, comentar, compartilhar, reagir, responder e visualizar nas redes sociais online associadas aos níveis de engajamento com base na noção peirceana de interpretante emocional, energético e lógico. No Facebook, identificamos o nível de engajamento em predomínio do interpretante emocional pelas reações: 9,2 mil em 2018 na primeira publicação no dia do evento; 45 mil em 2019 na sexta publicação no dia posterior ao evento. No Twitter, o nível de engajamento em domínio do interpretante emocional, tanto em 2018 quanto em 2019, foi identificado pelos sentimentos de preferências manifestadas nas respostas das audiências em relação às categorias de premiação do Oscar. No Facebook e no Twitter constatamos, com base na forma de engajamento compartilhar/retweet, que o interesse intenso da audiência pelo evento em 2018 e 2019 tem maior peso (5) na ação comunicacional registrada pelo nível de engajamento em predomínio do interpretante energético, que implica em esforço de expansão temporal da dinâmica transmídia. O nível de engajamento em predomínio do interpretante lógico foi associado aos comentários, que no Facebook aumentou em quase 5 vezes de 2018 para 2019; e no Twitter, o pico de tweets foi de 875.038 em 2018, e 3.947.126 tweets em 2019, aumentando 4,5 vezes de um ano para o outro. As análises demonstram que as ações comunicacionais em níveis variados de engajamento se articulam de maneira temática pelo engajamento textual e peritextual em relação ao próprio evento Oscar. As análises apontam ainda que a extensão criativa na dinâmica transmídia investigada, por experiência colateral, ressalta ações (interpretante dinâmico) que referenciam indicialmente o próprio evento, em 2018, por meio da hashtag #Oscar, no Facebook, e da palavra-chave The Academy, no Twitter. Em 2019, pelo uso da palavra-chave Oscar e também pelo uso da hashtag #Oscar em ambas as redes sociais online. A pesquisa resultou na configuração semiósica das audiências em temporalidade estendida, de maneira síncrona e assíncrona de respostas ao conteúdo, e em espaço expandido pelas múltiplas plataformas.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/36196
Issue Date: 25-Feb-2021
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