Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/36262
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Análise das atividades de leitura do gênero artigo de divulgação científica no livro didático do 2o. ciclo |
Authors: | Fernanda da Cunha Faria Rocha |
First Advisor: | Marcelo Chiaretto |
First Referee: | Francis Arthuso Paiva |
Second Referee: | Allana Mátar de Figueiredo |
Abstract: | Este estudo tem como objetivo efetuar uma análise das atividades de leitura do gênero artigo de divulgação científica no 2º ciclo do Ensino Fundamental, em especial no livro didático do 4º ano, buscando discorrer sobre o equívoco conceitual ao qual tal gênero sofre ao ser transformado em objeto de ensino. Sob o ponto de vista teórico, o trabalho utiliza o entendimento dos aspectos tipológicos do texto, bem como uma visão social da linguagem. Acionam-se também algumas teorias acerca da formação do professor pedagogo que é o responsável pelos anos finais do Ensino Fundamental 1. A fundamentação teórica apoia-se nas contribuições de Almeida (2011), Araújo (2014), Dieb (2013), Dolz e Schneuwly (2004), Kleiman (2007), Viana (2011), entre outros. Para a análise, sugere-se propostas para adequar o objeto de ensino ao desenvolvimento adequado da proficiência leitora, assim como, uma nova proposta para o ensino do gênero analisado neste trabalho. |
Abstract: | This study aims to carry out an analysis of the reading activities of the scientific dissemination article genre in the 2nd Cycle, especially in the 4th year textbook, seeking to discuss the conceptual misunderstanding that this genre suffers when being transformed into a teaching object. From a theoretical point of view, the work uses an understanding of the typological aspects of the text, as well as a social view of language. Some theories are also triggered about the formation of the pedagogical teacher who is responsible for the final years of elementary 1. The theoretical foundation is based on the contributions of Almeida (2011), Araújo (2014), Dieb (2013), Dolz and Schneuwly (2004), Kleiman (2007), Viana (2011), among others. For the analysis, it is suggested proposals to adapt the teaching object to the appropriate development of reading proficiency, as well as, a new proposal for the teaching of the gender analyzed in this work. |
Subject: | Língua portuguesa – Estudo e ensino Livros didáticos Divulgação científica |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/36262 |
Issue Date: | 29-Mar-2021 |
Appears in Collections: | Especialização em Língua Portuguesa |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Monografia Fernanda da Cunha Faria Rocha.pdf | Análise das atividades de leitura do gênero artigo de divulgação científica no livro didático do 2o.ciclo | 2.86 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.