Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36265
Type: Monografia (especialização)
Title: Projeto Didático Interdisciplinar em ambientes tecnológicos baseado no Livro e o Musical “Os Miseráveis”: uma abordagem linguística histórica e filosófica com ênfase em aplicativos digitais ampliando letramentos e gêneros textuais sob uma perspectiva sociocultural de Paulo Freire.
Authors: Lívia de Sousa Ramos Fernandes
First Advisor: Luciana de Oliveira Silva
First Referee: Vicente Aguimar Parreiras
Second Referee: Érika Amâncio Caetano
Abstract: Este projeto foi concebida para dialogar com as possibilidades que um clássico permite desenvolver atividades interdisciplinares no ciberespaço e ferramentas digitais. Trazer esse tipo de proposta permite ganhos no desenvolvimento dos aspectos linguísticos, interacionais, cognitivos e sociais nos alunos e ampliar o letramento digital no aluno é uma tarefa de supra importância pois impactará nas relações deles com o mundo e sociedade refletindo nas oportunidades de ascensão profissional e educacional. Perceber que a interdisciplinaridade é possível no contexto escolar em projetos e o fato da BNCC trazê-la para o ensino faz com que percebamos que desenvolver atividades dessa forma proporciona resultados importantes no processo educativo. Trazer a perspectiva sociocultural de Paulo Freire que foca na conscientização e investigação, na relação horizontal entre alunos e professores, valorização da cultura e linguagem do aluno, auto avaliação e avaliação conjunta, educação problematizadora e grupos de discussões proporcionam o desenvolvimento de um projeto que traz o resultado desejado: aprendizado crítico no ciberespaço e leitura de clássicos sob vários ângulos.
Abstract: This project was conceived to dialogue with the possibilities that a classic allows to develop interdisciplinary activities in cyberspace and digital tools. Bringing this type of proposal allows gains in the development of linguistic, interactional, cognitive and social aspects in students and expanding digital literacy in students is a task of paramount importance as it will impact their relations with the world and society, reflecting on the opportunities for professional advancement and educational. Realizing that interdisciplinarity is possible in the school context in projects and the fact that BNCC brings it to teaching makes us realize that developing activities in this way provides important results in the educational process. Bringing Paulo Freire's sociocultural perspective that focuses on awareness and research, the horizontal relationship between students and teachers, valuing the student's culture and language, selfassessment and joint assessment, problematizing education and discussion groups provide the development of a project that brings the desired result: critical learning in cyberspace and reading classics from various angles.
Subject: Ensino auxiliado por computador
Tecnologia educacional
Internet na educação
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Ciberespaço
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/36265
Issue Date: 19-Jan-2021
Appears in Collections:Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PDF-A.pdf1.3 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons