Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36280
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dc.contributor.advisor1Raquel Rodrigues Brittopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1002191640217585pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Marcella Guimarães Assispt_BR
dc.contributor.referee1Danielle Aparecida Gomes Pereirapt_BR
dc.contributor.referee2Lilian Pinto da Silvapt_BR
dc.creatorIsabella de Oliveira Nascimentopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1596664674346971pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-02T20:53:09Z-
dc.date.available2021-06-02T20:53:09Z-
dc.date.issued2019-09-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/36280-
dc.description.abstractCardiac rehabilitation (CR) is a multi-component multi-disciplinary care strategy that includes exercise prescription and educational actions, and aims to improve biopsychosocial functions with reductions in cardiac patient morbidity and mortality. Although it has wide benefits it is underused and has high dropout rates. Investigating patients' perceptions of CR can contribute to better understand the needs and expectations of users and contribute to the refinement of the coronary disease care line, aiming at better response to the use of the service with increased adhesion to treatment. In this sense, this master's dissertation aimed to comprehend the perception of patients with coronary artery disease (CAD) about their participation in a CR program developed in Brazil, identify the positive and negative aspects of the CR program and explore whether or not patients who received an educational process have different perceptions of CR. This is a qualitative study, approved by the Research Ethics Committee. Participated in the research coronary heart disease patients referred to the Cardiovascular Rehabilitation Service of the Hospital das Clinicas of the Federal University of Minas Gerais who completed more than two years ago one of the CR protocols, namely: physical exercise protocol and more comprehensive protocol composed of physical exercises and educational actions in group. Data were collected through individual semi-structured interviews conducted by a single interviewer and recorded on digital equipment. The interviews were fully transcribed and subjected to the thematic content analysis method. A total of 28 subjects were interviewed based on the principle of theoretical saturation, 20 men and 08 women, aged 47 to 74 years (average age 65.71 ± 6.98). Three thematic categories were identified after careful data analysis: knowledge acquisition, improved functionality and psychosocial well-being. This study showed that subjects from both CR protocols realize, in the long term, that treatment develops knowledge about their disease, promotes functional gains and psychosocial well-being, indicating an effective approach to the service with impact and relevance in the lives of coronary artery disease patients. The fact that participants of the exercise protocol, even without participating in formal educational sessions, also identify opportunities for the development of knowledge in CR, suggests that attending CR alone makes it possible to aggregate knowledge through coexistence with health professionals and with patients of different ages. similar health conditions, enabling exchange of experiences and opportunities to resolve doubts.pt_BR
dc.description.resumoA reabilitação cardíaca (RC) é uma estratégia de cuidados multidisciplinares com vários componentes que incluem a prescrição de exercício físico e ações educacionais, e objetiva a melhora nas funções biopsicossociais com reduções na morbimortalidade do paciente cardíaco. Embora apresente amplos benefícios é subutilizada e apresenta taxas elevadas de abandono. Investigar as percepções dos pacientes sobre a RC pode contribuir para melhor entender as necessidades e expectativas dos usuários e contribuir para o refinamento da linha de cuidado dos coronariopatas, visando melhor resposta da utilização do serviço com aumento da adesão ao tratamento. Nesse sentido, essa dissertação de mestrado teve como objetivos compreender a percepção dos pacientes com doença arterial coronariana (DAC) sobre a participação em um programa de RC desenvolvido no Brasil, identificar os aspectos positivos e negativos do programa de RC e explorar se os pacientes que receberam ou não processo educativo sistematizado têm percepções diferentes sobre a RC. Trata-se de um estudo qualitativo, aprovado em Comitê de Ética em Pesquisa. Participaram da pesquisa coronariopatas encaminhados para o Serviço de Reabilitação Cardiovascular do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais que concluíram há mais de dois anos um dos protocolos de RC, a saber: protocolo de exercícios físicos e protocolo mais abrangente composto pelos exercícios físicos e ações educacionais em grupo. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada individual, realizada por um único entrevistador e gravadas em equipamento digital. As entrevistas foram transcritas na íntegra e submetidas ao método de análise de conteúdo temática. Um total de 28 indivíduos foram entrevistados com base no princípio da saturação teórica, sendo 20 homens e 08 mulheres, com idades entre 47 e 74 anos (idade média 65,71 ± 6,98). Três categorias temáticas foram identificadas após análise criteriosa dos dados: aquisição de conhecimento, melhora na funcionalidade e bem-estar psicossocial. Este estudo mostrou que os indivíduos, dos dois protocolos de RC, percebem, a longo prazo, que o tratamento desenvolve o conhecimento acerca da sua doença, promove ganhos funcionais e bem-estar psicossocial, indicando abordagem eficaz do serviço com impacto e relevância na vida dos coronariopatas. O fato dos participantes do protocolo exercício, mesmo sem participarem de sessões educativas formais também identificarem na RC oportunidades de desenvolver o conhecimento, sugere que frequentar a RC, por si só, possibilita agregarem saberes através do convívio com os profissionais de saúde e com pacientes de condições de saúde similares, viabilizando trocas de experiências e oportunidades de sanar dúvidas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDoenças cardiovascularespt_BR
dc.subjectReabilitaçãopt_BR
dc.subjectCapacidade funcionalpt_BR
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.titleEstudo qualitativo sobre as percepções de coronariopatas sobre dois modelos de reabilitação cardíacapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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