Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/36301
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Juliana Batista dos Reis | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4298711727488088 | pt_BR |
dc.creator | Neila de Jesus Cruz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-06-04T13:32:16Z | - |
dc.date.available | 2021-06-04T13:32:16Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/36301 | - |
dc.description.resumo | Este estudo aborda as contribuições, papéis e desafios da coordenação pedagógica no Ensino Fundamental, mostrando sua importância no contexto educativo. O trabalho de pesquisa revelou a necessidade de compreender com clareza qual é o papel da coordenadora pedagógica para que ela possa realizar os trabalhos que realmente lhe competem, dentre eles o de articuladora das relações interpessoais da comunidade escolar. O objetivo geral da pesquisa consistiu em compreender o papel da coordenadora pedagógica no Ensino Fundamental. Quanto aos objetivos específicos consistem em identificar as atribuições cotidianas da coordenação pedagógica no Ensino Fundamental; entender como a coordenadora pedagógica é vista pelas professoras e refletir as reais e cotidianas funções da coordenação na escola. Os instrumentos metodológicos consistiram na pesquisa bibliográfica e de campo, sendo a primeira fundamentada por autores que tratam do assunto e a segunda uma pesquisa com aplicação de questionários entre sujeitos de uma instituição escolar da cidade de Belo Horizonte. A pesquisa é entendida como uma forma de intervenção no ambiente escolar já que permitiu a reflexão sobre os desafios e possibilidades da coordenação e indica possibilidades de potencializar essa atuação. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Coordenação pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Relações interpessoais | pt_BR |
dc.subject | Funções do coordenador | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas - Organização e administração | pt_BR |
dc.subject.other | Professores | pt_BR |
dc.subject.other | Relações interpessoais | pt_BR |
dc.title | Possibilidades e desafios da atuação da coordenação pedagógica no cotidiano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
NEILA_CPE_LASEB2019.pdf | 790.35 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.