Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36302
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Cláudio Emanuel dos Santospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3963099833023219pt_BR
dc.contributor.referee1Vitória Regia Izaúpt_BR
dc.creatorMaria Cristina Alves Pena da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2021-06-04T13:52:37Z-
dc.date.available2021-06-04T13:52:37Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/36302-
dc.description.resumoEsta pesquisa consiste em um plano de ação realizado na EMEI Piratininga, localizada na rua Altinópolis, no bairro Piratininga, Belo Horizonte, Minas Gerais. A temática é centrada em perceber como a música, especificamente as cantigas de roda, contribuem na interação social das crianças da educação infantil da EMEI Piratininga, valorizando as cantigas de roda e o seu favorecimento social entre as crianças e o ambiente da escola. No final de 2018 as professoras sugeriram temas para o Projeto Institucional 2019, dos temas sugeridos o mais votado foi "Música: cantigas de roda". Assim, foi desenvolvido o projeto A Hora Social, momento de apresentações, no qual as interações entre as crianças de pares de idades diferentes e adultos aconteceram através das cantigas de roda. O plano de ação que eu, enquanto coordenadora e também pesquisadora, desenvolvi teve abordagem qualitativa, que através de depoimentos e observações buscou-se obter dados para análise. Observamos que através da Hora Social, especialmente com as cantigas de roda, ocorreu socialização, desinibição, sentimento de pertencimento de grupo, autoestima contribuindo para o desenvolvimento das crianças.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCantigas de rodapt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subject.otherEducação pré-escolarpt_BR
dc.subject.otherJogos infantis simbólicospt_BR
dc.subject.otherBrincadeiraspt_BR
dc.subject.otherCanções infantispt_BR
dc.subject.otherEscolas maternais - músicapt_BR
dc.subject.otherCultura popularpt_BR
dc.subject.otherAnálise de interação em educaçãopt_BR
dc.subject.otherCriançaspt_BR
dc.titleMúsica na educação infantil: cantigas de roda e as interações das criançaspt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC REVISADO 2020.pdf858.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.