Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/36302
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Cláudio Emanuel dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3963099833023219 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Vitória Regia Izaú | pt_BR |
dc.creator | Maria Cristina Alves Pena da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-06-04T13:52:37Z | - |
dc.date.available | 2021-06-04T13:52:37Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/36302 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa consiste em um plano de ação realizado na EMEI Piratininga, localizada na rua Altinópolis, no bairro Piratininga, Belo Horizonte, Minas Gerais. A temática é centrada em perceber como a música, especificamente as cantigas de roda, contribuem na interação social das crianças da educação infantil da EMEI Piratininga, valorizando as cantigas de roda e o seu favorecimento social entre as crianças e o ambiente da escola. No final de 2018 as professoras sugeriram temas para o Projeto Institucional 2019, dos temas sugeridos o mais votado foi "Música: cantigas de roda". Assim, foi desenvolvido o projeto A Hora Social, momento de apresentações, no qual as interações entre as crianças de pares de idades diferentes e adultos aconteceram através das cantigas de roda. O plano de ação que eu, enquanto coordenadora e também pesquisadora, desenvolvi teve abordagem qualitativa, que através de depoimentos e observações buscou-se obter dados para análise. Observamos que através da Hora Social, especialmente com as cantigas de roda, ocorreu socialização, desinibição, sentimento de pertencimento de grupo, autoestima contribuindo para o desenvolvimento das crianças. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cantigas de roda | pt_BR |
dc.subject | Interação | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.other | Educação pré-escolar | pt_BR |
dc.subject.other | Jogos infantis simbólicos | pt_BR |
dc.subject.other | Brincadeiras | pt_BR |
dc.subject.other | Canções infantis | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas maternais - música | pt_BR |
dc.subject.other | Cultura popular | pt_BR |
dc.subject.other | Análise de interação em educação | pt_BR |
dc.subject.other | Crianças | pt_BR |
dc.title | Música na educação infantil: cantigas de roda e as interações das crianças | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC REVISADO 2020.pdf | 858.8 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.