Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/36310
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Encontros e encantamentos com a diversidade linguística indígena e africana na educação infantil
Autor(es): Wanessa Magalhães Pulit
primer Tutor: Shirley Aparecida de Miranda
primer miembro del tribunal : Josiley Francisco de Souza
Resumen: Este trabalho trata de práticas educacionais com obras literárias infantis. Objetivou-se construir referenciais positivos acerca das culturas indígenas e africanas. Para o desenvolvimento das referidas práticas foram utilizadas as obras literárias Poeminhas da Terra, de Márcia Leite e Falando Banto, de Eneida Gaspar. Percebeu-se que estes títulos possibilitaram conhecer, identificar e ampliar o vocabulário oriundo de línguas tupi e banto que permeiam o amplo vocabulário brasileiro. Tais obras foram utilizadas neste trabalho também enquanto caminhos para a descentralização de produções literárias clássicas derivadas do eurocentrismo, de modo a explorar a expressão que se dá por meio da linguagem. As ações ocorreram no âmbito da biblioteca escolar. Ressalta-se as potencialidades das narrativas para o processo de ensino-aprendizagem de maneira a desenvolver percepções sobre o poder das palavras e a historicidade que elas carregam. Enfatiza-se aqui o uso da literatura na perspectiva de se refletir sobre sua presença e contribuições no repertório literário de educadores e educandos. Por meio da observação participante, do uso de diário de bordo, filmagens e fotos, os dados foram coletados. A partir da audição dos poemas das referidas obras foram elaboradas, com uma turma de cinco anos da Educação Infantil, desenhos, musicalizações e dramatizações das poesias que culminaram no programa TV Meninada. Identificou-se uma perspectiva poética para o processo de educação das relações étnico-raciais, concebida a partir de linguagens de aprendizagem inerentes ao contexto da Educação Infantil.
Asunto: Literatura infantojuvenil
Índios - Vocabulário
África - Vocabulário
Educação infantil
Relações raciais
Relações etnicas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/36310
Fecha del documento: 7-dic-2019
Aparece en las colecciones:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
ENCONTROS E ENCANTAMENTOS COM A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA INDÍGENA E AFRICANA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.pdf4.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons