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http://hdl.handle.net/1843/36310
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Shirley Aparecida de Miranda | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3847776763284981 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Josiley Francisco de Souza | pt_BR |
dc.creator | Wanessa Magalhães Pulit | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-06-04T14:43:05Z | - |
dc.date.available | 2021-06-04T14:43:05Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/36310 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho trata de práticas educacionais com obras literárias infantis. Objetivou-se construir referenciais positivos acerca das culturas indígenas e africanas. Para o desenvolvimento das referidas práticas foram utilizadas as obras literárias Poeminhas da Terra, de Márcia Leite e Falando Banto, de Eneida Gaspar. Percebeu-se que estes títulos possibilitaram conhecer, identificar e ampliar o vocabulário oriundo de línguas tupi e banto que permeiam o amplo vocabulário brasileiro. Tais obras foram utilizadas neste trabalho também enquanto caminhos para a descentralização de produções literárias clássicas derivadas do eurocentrismo, de modo a explorar a expressão que se dá por meio da linguagem. As ações ocorreram no âmbito da biblioteca escolar. Ressalta-se as potencialidades das narrativas para o processo de ensino-aprendizagem de maneira a desenvolver percepções sobre o poder das palavras e a historicidade que elas carregam. Enfatiza-se aqui o uso da literatura na perspectiva de se refletir sobre sua presença e contribuições no repertório literário de educadores e educandos. Por meio da observação participante, do uso de diário de bordo, filmagens e fotos, os dados foram coletados. A partir da audição dos poemas das referidas obras foram elaboradas, com uma turma de cinco anos da Educação Infantil, desenhos, musicalizações e dramatizações das poesias que culminaram no programa TV Meninada. Identificou-se uma perspectiva poética para o processo de educação das relações étnico-raciais, concebida a partir de linguagens de aprendizagem inerentes ao contexto da Educação Infantil. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Vocabulário indígena e africano. | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil. | pt_BR |
dc.subject.other | Literatura infantojuvenil | pt_BR |
dc.subject.other | Índios - Vocabulário | pt_BR |
dc.subject.other | África - Vocabulário | pt_BR |
dc.subject.other | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.other | Relações raciais | pt_BR |
dc.subject.other | Relações etnicas | pt_BR |
dc.title | Encontros e encantamentos com a diversidade linguística indígena e africana na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
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ENCONTROS E ENCANTAMENTOS COM A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA INDÍGENA E AFRICANA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.pdf | 4.78 MB | Adobe PDF | View/Open |
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