Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/36312
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Juarez Melgaço Valadares | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5496035029896028 | pt_BR |
dc.creator | Camila Gomes Cunha | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-06-04T15:03:14Z | - |
dc.date.available | 2021-06-04T15:03:14Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-30 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/36312 | - |
dc.description.abstract | This paper presents an evaluation of the interaction and argumentation of students regarding the content of atomic models, developed in a dialogical context, based on a didactic sequence supported by an active methodology. Given the complexity of the concept of atomic models addressed in the first year of high school, the need for investigative practices that fosters argumentation and content appropriation emerges in a school located in a suburb of Greater Belo Horizonte, in the city of Vespasian. The analysis of the transcriptions showed that the sequence stimulated the debates and the interaction of those involved, providing reflection linked to the investigative approaches in the construction of the argument, resulting in the validation of the methodological tools on the new look of the teacher / researcher in the learning process. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo apresenta uma avaliação da interação e argumentação dos alunos em relação ao conteúdo de modelos atômicos, desenvolvidos num contexto dialógico, a partir de uma sequência didática apoiada por uma metodologia ativa. Dada a complexidade do conceito de modelos atômicos abordados no 1º ano do ensino médio, emerge a necessidade de práticas investigativas que fomente a argumentação e a apropriação do conteúdo, numa escola que se situa em um bairro de periferia da grande Belo Horizonte, município de Vespasiano. As análises das transcrições demonstraram que a sequência estimulou os debates e a interação dos envolvidos, propiciando uma reflexão atrelada às abordagens investigativas na construção da argumentação, resultando na validação das ferramentas metodológicas sobre o novo olhar da professora/pesquisadora no processo de aprendizagem. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Educação em Ciências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino por investigação | pt_BR |
dc.subject | Modelos atômicos | pt_BR |
dc.subject | Argumentação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Química - Estudo e ensino (ensino médio) | pt_BR |
dc.subject.other | Química - Métodos de ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Átomos - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Belo Horizonte (MG) - Educação | pt_BR |
dc.title | Um olhar investigativo sobre o conceito de modelos atômicos | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação em Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Monografia Um olhar investigativo sobre o conceito de modelos atômicos.pdf | 929.08 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.