Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36312
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Juarez Melgaço Valadarespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5496035029896028pt_BR
dc.creatorCamila Gomes Cunhapt_BR
dc.date.accessioned2021-06-04T15:03:14Z-
dc.date.available2021-06-04T15:03:14Z-
dc.date.issued2019-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/36312-
dc.description.abstractThis paper presents an evaluation of the interaction and argumentation of students regarding the content of atomic models, developed in a dialogical context, based on a didactic sequence supported by an active methodology. Given the complexity of the concept of atomic models addressed in the first year of high school, the need for investigative practices that fosters argumentation and content appropriation emerges in a school located in a suburb of Greater Belo Horizonte, in the city of Vespasian. The analysis of the transcriptions showed that the sequence stimulated the debates and the interaction of those involved, providing reflection linked to the investigative approaches in the construction of the argument, resulting in the validation of the methodological tools on the new look of the teacher / researcher in the learning process.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo apresenta uma avaliação da interação e argumentação dos alunos em relação ao conteúdo de modelos atômicos, desenvolvidos num contexto dialógico, a partir de uma sequência didática apoiada por uma metodologia ativa. Dada a complexidade do conceito de modelos atômicos abordados no 1º ano do ensino médio, emerge a necessidade de práticas investigativas que fomente a argumentação e a apropriação do conteúdo, numa escola que se situa em um bairro de periferia da grande Belo Horizonte, município de Vespasiano. As análises das transcrições demonstraram que a sequência estimulou os debates e a interação dos envolvidos, propiciando uma reflexão atrelada às abordagens investigativas na construção da argumentação, resultando na validação das ferramentas metodológicas sobre o novo olhar da professora/pesquisadora no processo de aprendizagem.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectModelos atômicospt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherQuímica - Estudo e ensino (ensino médio)pt_BR
dc.subject.otherQuímica - Métodos de ensinopt_BR
dc.subject.otherÁtomos - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherBelo Horizonte (MG) - Educaçãopt_BR
dc.titleUm olhar investigativo sobre o conceito de modelos atômicospt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia Um olhar investigativo sobre o conceito de modelos atômicos.pdf929.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.