Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36313
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Paulo Henrique de Queiroz Nogueirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8909526439792166pt_BR
dc.contributor.referee1Bárbara Bruna Moreira Ramalhopt_BR
dc.creatorJacqueline Peres Vieira de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2021-06-04T15:24:50Z-
dc.date.available2021-06-04T15:24:50Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/36313-
dc.description.resumoEste trabalho relata uma intervenção realizada nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir de um diálogo com as crianças sobre as figuras femininas presentes em diferentes contos de fadas e em dois filmes de animação, Mulan e Valente de Walt Disney. A perspectiva adotada durante o trabalho foi de enfocar a figura da princesa nessas narrativas, confrontando-as com situações reais em que as crianças estão inseridas. O incômodo com a fixação de padrões de gênero levou-me a problematização dessas personagens protagonistas dos filmes e dos contos. Tal incômodo resultou em uma observação sobre as relações dos meninos e meninas com essas personagens. A metodologia usada foi a etnografia que envolveu registros escritos e reflexões acerca de comportamentos estereotipados de gênero expressos nesses alunos e alunas. A todo momento, deparei-me com a necessidade de distanciar-me do familiar presente no cotidiano da sala de aula. Para tanto, elaborei um diário de campo durante a intervenção em que registrei as conversas e atitudes espontâneas das crianças em interação entre si e comigo .Esse diário de campo contribuiu para a construção sistemática do presente trabalho. Através das investigações e reflexões foi possível notar que a convivência entre as crianças teve uma melhora significativa. As meninas e os meninos começaram a refletir sobre si e seus comportamentos permitindo que afirmações preconceituosas e ofensivas fossem interrogados por eles durante as atividades propostas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectDesenhos animadospt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.subject.otherLiteratura infanto-juvenilpt_BR
dc.subject.otherContos de fadaspt_BR
dc.subject.otherIdentidadept_BR
dc.titleInventando de ser princesa: diálogo com as meninas do primeiro ciclo do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jacqueline Peres.pdf1.97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.