Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/36327
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Os professores do 3º ciclo diante da acessibilidade curricular do aluno com deficiência |
Authors: | Isabela Cristina Alves Cunha |
First Advisor: | Libéria Rodrigues Neves |
Abstract: | Os professores da sala de aula comum apresentam dificuldades com relação ao acesso curricular, no caso de estudantes com deficiência. Quais são as expectativas do professor a respeito do aluno com deficiência? E quanto à aprendizagem desse aluno? Este trabalho refere-se a uma intervenção que teve por objetivo a realização de uma Análise Crítica da Prática Pedagógica (ACPP) em uma escola da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, visando conhecer o olhar e as concepções dos professores sobre os alunos com deficiência, bem como apresentar a esses docentes o trabalho do Atendimento Educacional Especializado (AEE), discutir propostas de acessibilidade para os alunos com deficiência no ambiente escolar e promover uma escuta aos professores, oportunizada em rodas de conversa. O trabalho propõe-se a investigar a concepção docente, dos professores com licenciaturas específicas, do 3° ciclo, a respeito da aprendizagem do estudante com deficiência, e a relação desses docentes com a produção de recursos pedagógicos, de maneira que o sujeito tenha acesso aos conteúdos curriculares. Para a realização do trabalho, foram utilizados os seguintes instrumentos metodológicos para a coleta de dados: observação, aplicação de questionários qualitativos dentre os docentes do 3° ciclo, rodas de conversa com a participação desses professores, coordenação e professor do Atendimento Educacional Especializado. Com isso, busca-se favorecer a construção de um trabalho colaborativo entre os professores da sala comum e o professor do AEE, como estratégia para que o público-alvo da educação especial se aproprie do conhecimento acadêmico. |
Subject: | Educação especial Trabalho colaborativo Curriculos Ciclo básico Deficientes |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/36327 |
Issue Date: | 7-Dec-2019 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
acpp conferido versão final.pdf | 514.09 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.