Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36328
Type: Dissertação
Title: Jogos de cartas e resolução de problemas: uma proposta pedagógica com o 1º ano do ensino fundamental
Other Titles: Card games and troubleshooting: a pedagogical proposal with the first year of fundamental education
Authors: Carla Mariana Rocha Brittes da Silva
First Advisor: Keli Cristina Conti
First Referee: Cláudia Starling Bosco
Second Referee: Ana Rafaela Correia Ferreira
Third Referee: Regina Célia Grando
Abstract: Trata-se de uma pesquisa que foi desenvolvida no 2º semestre de 2019, em uma instituição da rede particular de Belo Horizonte, com uma turma do 1º Ano do Ensino Fundamental, objetivando investigar quais as habilidades matemáticas, da unidade temática Números, podem ser desenvolvidas com o 1º Ano do Ensino Fundamental por meio de propostas pedagógicas com o jogo de cartas na perspectiva da resolução de problemas. Para tal, desenvolveu-se pesquisa por meio da abordagem qualitativa (Biklen e Bogdan, 1994), utilizando como instrumento a coleta de dados filmagens, fotografias, gravações de áudio e diário de bordo. Os momentos de jogos “Familiarização com o jogo e primeiras jogadas”, “Intervenção oral da pesquisadora durante as jogadas”, “Registro sobre o jogo” e “Jogo com competência”, que foram inspirados em Grando (2004), atuaram como eixos de análise que subsidiaram a investigação das habilidades matemáticas desenvolvidas, sendo algumas delas: cálculo mental, resolução de problemas, construção do conceito de número, compreensão das ideias presentes na adição (juntar, acrescentar, agrupar) e subtração (comparar, completar, subtrair). Conclui-se que, por meio dessa pesquisa, há indícios de que os jogos de cartas na perspectiva da resolução de problemas auxiliam no desenvolvimento das habilidades matemáticas. Como recurso educativo do Mestrado Profissional, foi desenvolvido um e-book que contém: uma parte teórica sobre jogos e resolução de problemas, as regras dos jogos de cartas que fizeram parte da pesquisa, bem como possibilidades de intervenções, na perspectiva da resolução de problemas, para o professor realizar antes, durante e depois dos momentos de jogo.
Abstract: It is a research, which took place in the second semester/2019 in a private school in Belo Horizonte, with students of the first year of Elementary School, with the aim of investigating which of the mathematical abilities, from the thematic unit Numbers, can be developed in the First Year of Elementary School through pedagogical proposals with card games from the perspective of problem solving. To achieve its goal a research using the qualitative approach (Biklen and Bogdan, 1994) was developed, using data collection as filming, photographs, audio recordings and a written record. The moments of the games “Familiarization with the game and first moves”, “Oral intervention during the moves made by the researcher”, “Game record” and “Playing with competence”, which were inspired in Grando (2004), operated as pillars of analysis that supported the investigation of the mathematical skills which were developed, some of them being: mental calculation, problem solving, development of the concept of number, understanding of the notions present in the addition (match, add, group) and subtraction (compare, complete, subtract). It is concluded that there is evidence the card games from the perspective of problem solving benefit the development of mathematical skills. As an educational resource for the Professional Master, an e-book was developed in which it is presented a theoretical part about games and problem solving, the rules of the card games that were part of the research, as well as possibilities for interventions, from the perspective of problem solving, in order to instruct teachers to perform before, during and after the game moments.
Subject: Educação
Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Matemática ( Ensino fundamental) - Métodos de ensino
Educação matemática
Jogos em educação matemática
Jogos educativos
Matemática - Aprendizagem baseada em problemas
Crianças - Capacidade matemática
Números naturais - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/36328
Issue Date: 11-Feb-2021
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.