Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36337
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Jardel Sander da Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1922446460472894pt_BR
dc.contributor.referee1Adriana Araújo Pereira Borgespt_BR
dc.contributor.referee2Thais Porlan de Oliveirapt_BR
dc.creatorRafael da Costa Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2706897335595803pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-05T09:42:58Z-
dc.date.available2021-06-05T09:42:58Z-
dc.date.issued2020-03-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/36337-
dc.description.abstractThe present study carried out a systematic bibliographic review in order to search and analyze articles that presented practical possibilities for the school inclusion of subjects diagnosed with Autism Spectrum Disorder within the current Brazilian context. For this, the SciELO database was used for search, due to its free access and for gather studies by Brazilian researchers. The initial research resulted in 13 studies, of which only 4 met the established criteria of location, topicality and investigation of some inclusive practice. It was possible to perceive from this review effort, in addition to the scarcity of effective investigations of technologies for inclusion, a great focus on the education of parents and the teaching staff, often individualizing the responsibility for the school inclusion of these subjects, an effect notably linked to the Brazilian political-economic model of adaptation to neoliberalism. In addition to a distance between the formulation of studies and the applicability of technologies and tools.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo realizou uma revisão bibliográfica sistemática com o objetivo de buscar e analisar artigos que apresentassem possibilidades práticas da inclusão escolar de sujeitos com diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo dentro da atual conjuntura brasileira. Para isso foi utilizada para coleta a base de dados SciELO, devido ao seu livre acesso e por condensar estudos de pesquisadores brasileiros. A pesquisa inicial teve como resultado 13 estudos, dos quais apenas 4 se enquadraram nos critérios estabelecidos de localização, atualidade e de se pautar na investigação de alguma prática inclusiva. Foi possível perceber a partir desse esforço de revisão além da escassez de investigações efetivas de tecnologias para inclusão um grande foco na formação de pais e do corpo docente, individualizando muitas vezes a responsabilidade sobre a inclusão escolar desses sujeitos, efeito notavelmente ligado ao processo político-econômico brasileiro de adequação ao neoliberalismo. Além de um deslocamento entre a formulação dos estudos e a aplicabilidade das tecnologias e ferramentas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectTEApt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectTecnologia de inclusãopt_BR
dc.subjectRevisãopt_BR
dc.titleInclusão escolar e transtornos do espectro do autismo : uma revisão bibliográfica de propostas para a inclusãopt_BR
dc.title.alternativeSchool inclusion and autism spectrum disorder : a bibliographic review of propositons to inclusionpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Transtornos do Espectro do Autismo (TEA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia Rafael da Costa Silva.pdf758.3 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons