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Tipo: Monografia (especialização)
Título: A política de ação afirmativa da escola de governo da Fundação João Pinheiro
Autor(es): Kelly Cristina de Souza
primer Tutor: Frederico Couto Marinho
primer miembro del tribunal : Glauber Eduardo Ribeiro Cruz
Resumen: A política de cotas no Brasil foi implementada com o intuito de reduzir as desigualdades no acesso ao Ensino Superior. O presente trabalho se baseou na discussão em relação às cotas raciais no acesso, permanência e progresso dos alunos da Escola de Governo, parte integrante da Fundação João Pinheiro. Considerando-se as discussões atuais em relação à política de cotas, pode-se perceber a necessidade de ampliação de políticas de permanência e acompanhamento dos cotistas durante todo o curso de graduação. O objetivo do trabalho é compreender de forma crítica se há uma política de acolhimento e apoio da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro aos estudantes cotistas. Após entrevista e análise de documentos, os resultados apontam para a necessidade de maior apoio e incentivo aos alunos cotistas, uma vez que a desigualdade ainda permanece mesmo com a política de acesso ao ensino superior. A implementação de políticas de apoio à permanência, nem sempre envolvem recursos financeiros, mas dependem de um acompanhamento aos alunos durante todo o curso.
Abstract: The quotas policy in Brazil was implemented in order to reduce the inequalities in the access to the Higher Education. The present work was based on the discussion regarding racial quotas in the access, permanence and progress of the students of the Government School, an integrating part of the João Pinheiro Foundation. Taking into account the current discussions regarding quotas policy, it is possible to perceive the need to ampliate the policies of permanence and monitoring of the quotists throughout the undergraduate course. The objective of this work is to critically understand whether there is a welcoming and supporting policy for the quotist students in the Government School of the João Pinheiro Foundation. After interview and document analysis, the results indicate the necessity of a greater support and encouragement for the quotist students, once inequality remains despite the higher education access policy. The implementation of policies that support permanence does not necessarily involve financial resources, but depends on monitoring the students throughout the course.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA
Curso: Curso de Especialização em Projetos Sociais - Formulação e Monitoramento (EAD)
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/36352
Fecha del documento: 20-feb-2020
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