Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/36358
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Potencialidades, tensões e intervenções nas relações família e escola: A experiência da EMEI Paraúnas. |
Autor(es): | Alessandra Aparecida Lara |
primer Tutor: | Tânia Aretuza Ambrizi Gebara |
primer miembro del tribunal : | Clenice Griffo |
Resumen: | O trabalho de conclusão de curso foi elaborado com o tema “Potencialidades, tensões e intervenções na relação família e escola” na Escola Municipal de Educação Infantil Paraúnas (EMEI) em Belo Horizonte, regional Venda Nova, com o objetivo de identificar e realizar as possíveis tensões e intervenções nessa relação. No trabalho foram abordados temas como a trajetória da Educação Infantil no Brasil, o que é família, o que é escola, clima escolar, quais as potencialidades, tensões e as possíveis intervenções nesta relação, além de contribuir para momentos de reflexão sobre as ações de cada um na relação família e escola, realizada por uma pesquisa qualitativa com estudo em grupo focal. É importante ressaltar, que só foi possível a realização deste trabalho com a parceria das famílias envolvidas e a instituição escolar, sendo um ponto importante para juntos estreitar os laços, considerando cada instituição com sua importância e limitação, e diante disso criar estratégias para que juntos a relação família e escola possa ser mais harmoniosa, respeitosa, pautado na ética e no desejo de se ter uma escola que as famílias se sintam acolhidas e ao mesmo tempo em que também se sintam no direito de contribuir para uma educação de qualidade, com um clima agradável e que favoreça o desenvolvimento tanto psíquico, cognitivo e emocional de cada criança. Quanto aos referenciais teóricos utilizados, destaca-se Szymanski (2001); Maranhão (2004); Tiba(1996) e Parolin (2003). |
Asunto: | Educação Educação de crianças Família e escola Comunidade e escola Educação - Participação dos pais Pais e professores Belo Horizonte (MG) - Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/36358 |
Fecha del documento: | 7-dic-2019 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALESSANDRA.pdf | 1.73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.