Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/36358
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Potencialidades, tensões e intervenções nas relações família e escola: A experiência da EMEI Paraúnas.
Autor(es): Alessandra Aparecida Lara
primer Tutor: Tânia Aretuza Ambrizi Gebara
primer miembro del tribunal : Clenice Griffo
Resumen: O trabalho de conclusão de curso foi elaborado com o tema “Potencialidades, tensões e intervenções na relação família e escola” na Escola Municipal de Educação Infantil Paraúnas (EMEI) em Belo Horizonte, regional Venda Nova, com o objetivo de identificar e realizar as possíveis tensões e intervenções nessa relação. No trabalho foram abordados temas como a trajetória da Educação Infantil no Brasil, o que é família, o que é escola, clima escolar, quais as potencialidades, tensões e as possíveis intervenções nesta relação, além de contribuir para momentos de reflexão sobre as ações de cada um na relação família e escola, realizada por uma pesquisa qualitativa com estudo em grupo focal. É importante ressaltar, que só foi possível a realização deste trabalho com a parceria das famílias envolvidas e a instituição escolar, sendo um ponto importante para juntos estreitar os laços, considerando cada instituição com sua importância e limitação, e diante disso criar estratégias para que juntos a relação família e escola possa ser mais harmoniosa, respeitosa, pautado na ética e no desejo de se ter uma escola que as famílias se sintam acolhidas e ao mesmo tempo em que também se sintam no direito de contribuir para uma educação de qualidade, com um clima agradável e que favoreça o desenvolvimento tanto psíquico, cognitivo e emocional de cada criança. Quanto aos referenciais teóricos utilizados, destaca-se Szymanski (2001); Maranhão (2004); Tiba(1996) e Parolin (2003).
Asunto: Educação
Educação de crianças
Família e escola
Comunidade e escola
Educação - Participação dos pais
Pais e professores
Belo Horizonte (MG) - Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/36358
Fecha del documento: 7-dic-2019
Aparece en las colecciones:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
ALESSANDRA.pdf1.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.