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http://hdl.handle.net/1843/36358
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Tânia Aretuza Ambrizi Gebara | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8976489157503310 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Clenice Griffo | pt_BR |
dc.creator | Alessandra Aparecida Lara | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-06-05T15:58:43Z | - |
dc.date.available | 2021-06-05T15:58:43Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/36358 | - |
dc.description.resumo | O trabalho de conclusão de curso foi elaborado com o tema “Potencialidades, tensões e intervenções na relação família e escola” na Escola Municipal de Educação Infantil Paraúnas (EMEI) em Belo Horizonte, regional Venda Nova, com o objetivo de identificar e realizar as possíveis tensões e intervenções nessa relação. No trabalho foram abordados temas como a trajetória da Educação Infantil no Brasil, o que é família, o que é escola, clima escolar, quais as potencialidades, tensões e as possíveis intervenções nesta relação, além de contribuir para momentos de reflexão sobre as ações de cada um na relação família e escola, realizada por uma pesquisa qualitativa com estudo em grupo focal. É importante ressaltar, que só foi possível a realização deste trabalho com a parceria das famílias envolvidas e a instituição escolar, sendo um ponto importante para juntos estreitar os laços, considerando cada instituição com sua importância e limitação, e diante disso criar estratégias para que juntos a relação família e escola possa ser mais harmoniosa, respeitosa, pautado na ética e no desejo de se ter uma escola que as famílias se sintam acolhidas e ao mesmo tempo em que também se sintam no direito de contribuir para uma educação de qualidade, com um clima agradável e que favoreça o desenvolvimento tanto psíquico, cognitivo e emocional de cada criança. Quanto aos referenciais teóricos utilizados, destaca-se Szymanski (2001); Maranhão (2004); Tiba(1996) e Parolin (2003). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.other | Família e escola | pt_BR |
dc.subject.other | Comunidade e escola | pt_BR |
dc.subject.other | Educação - Participação dos pais | pt_BR |
dc.subject.other | Pais e professores | pt_BR |
dc.subject.other | Belo Horizonte (MG) - Educação | pt_BR |
dc.title | Potencialidades, tensões e intervenções nas relações família e escola: A experiência da EMEI Paraúnas. | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
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