Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36358
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Tânia Aretuza Ambrizi Gebarapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8976489157503310pt_BR
dc.contributor.referee1Clenice Griffopt_BR
dc.creatorAlessandra Aparecida Larapt_BR
dc.date.accessioned2021-06-05T15:58:43Z-
dc.date.available2021-06-05T15:58:43Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/36358-
dc.description.resumoO trabalho de conclusão de curso foi elaborado com o tema “Potencialidades, tensões e intervenções na relação família e escola” na Escola Municipal de Educação Infantil Paraúnas (EMEI) em Belo Horizonte, regional Venda Nova, com o objetivo de identificar e realizar as possíveis tensões e intervenções nessa relação. No trabalho foram abordados temas como a trajetória da Educação Infantil no Brasil, o que é família, o que é escola, clima escolar, quais as potencialidades, tensões e as possíveis intervenções nesta relação, além de contribuir para momentos de reflexão sobre as ações de cada um na relação família e escola, realizada por uma pesquisa qualitativa com estudo em grupo focal. É importante ressaltar, que só foi possível a realização deste trabalho com a parceria das famílias envolvidas e a instituição escolar, sendo um ponto importante para juntos estreitar os laços, considerando cada instituição com sua importância e limitação, e diante disso criar estratégias para que juntos a relação família e escola possa ser mais harmoniosa, respeitosa, pautado na ética e no desejo de se ter uma escola que as famílias se sintam acolhidas e ao mesmo tempo em que também se sintam no direito de contribuir para uma educação de qualidade, com um clima agradável e que favoreça o desenvolvimento tanto psíquico, cognitivo e emocional de cada criança. Quanto aos referenciais teóricos utilizados, destaca-se Szymanski (2001); Maranhão (2004); Tiba(1996) e Parolin (2003).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.subject.otherFamília e escolapt_BR
dc.subject.otherComunidade e escolapt_BR
dc.subject.otherEducação - Participação dos paispt_BR
dc.subject.otherPais e professorespt_BR
dc.subject.otherBelo Horizonte (MG) - Educaçãopt_BR
dc.titlePotencialidades, tensões e intervenções nas relações família e escola: A experiência da EMEI Paraúnas.pt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALESSANDRA.pdf1.73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.