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dc.contributor.advisor1Marcos Rodriguespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3816726683009577pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Milton Ribeiropt_BR
dc.contributor.advisor-co2Robert. J. Youngpt_BR
dc.contributor.referee1Camila Palhares Teixeirapt_BR
dc.contributor.referee2Adriano Pereira Pagliapt_BR
dc.contributor.referee3Frederico de Siqueira Nevespt_BR
dc.contributor.referee4Fernando F. Goulartpt_BR
dc.creatorJoão Carlos de Castro Penapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6010755596170093pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-07T12:15:44Z-
dc.date.available2021-06-07T12:15:44Z-
dc.date.issued2017-04-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/36369-
dc.description.abstractO papel de paisagens urbanas para a preservação da biodiversidade tem sido cada vez mais reconhecido. Diferentes estudos têm demonstrado que quando a infraestrutura verde é adequadamente planejada e manejada, cidades são capazes de abrigar grande diversidade de espécies e preservar serviços ecossistêmicos essenciais para o bem-estar humano. Entretanto, apesar da rápida expansão de paisagens urbanas neotropicais durante as últimas décadas, elas permanecem pouco estudadas. Assim, os objetivos principais dessa tese foram (1) avaliar os efeitos da urbanização sobre as aves em uma metrópole Neotropical e (2) formular estratégias de manejo e políticas públicas que tenham como objetivo a conservação da biodiversidade urbana e o aumento do bem-estar humano. A hipótese geral é que paisagens urbanas localizadas na região Neotropical são má planejadas e manejadas, e que o filtro ambiental urbano apresenta um forte efeito negativo sobre a comunidade de aves. Entretanto, através da identificação dos efeitos da urbanização sobre a biodiversidade, e os aspectos sócio-políticos que moldam o desenvolvimento e crescimento urbanos, é possível definir estratégias de manejo e planejamento que podem reduzir os efeitos negativos da urbanização sobre organismos humanos e não-humanos. Para alcançar esses objetivos, essa tese foi dividida em quatro capítulos. Para os primeiros três capítulos, a região centro-sul de Belo Horizonte (Minas Gerais, Brasil) foi selecionada como área de estudo, e sua infraestrutura verde foi mapeada e descrita. Posteriormente avaliamos os efeitos de impactos antrópicos e da vegetação urbana sobre a comunidade de aves que habita as ruas e modelamos caminhos de menor custo, com o objetivo de formular redes ecológicas urbanas entre fragmentos de habitat. No quarto capítulo, nós descrevemos a participação acadêmica na formulação de políticas públicas para o novo plano diretor participativo de Rio Claro (São Paulo, Brasil), uma cidade Neotropical de médio porte. A infraestrutura verde da região centro-sul de Belo Horizonte é má planejada e manejada, apresentando uma distribuição desigual pela paisagem. Consequentemente, o filtro ambiental urbano possui um forte efeito sobre a comunidade de aves que ocupa as ruas. O processo de urbanização, principalmente a exposição ao ruído, levaram à redução da riqueza de espécies e dos aspectos funcionais da comunidade. Entretanto, práticas apropriadas de manejo, como a manutenção de árvores largas e o incremento de árvores nativas nas ruas, são capazes de reduzir os efeitos negativos da urbanização sobre aves. Com o uso do conhecimento de especialistas e de caminhos de menor custo nós definimos redes ecológicas urbanas para aves e identificamos as porções mais permeáveis da paisagem e conectores importantes para a manutenção da conectividade. O processo de votação do plano diretor participativo de Rio Claro foi adiado duas vezes e sua aprovação é incerta. Isso é um indicativo da forte influência política e econômica que existe sobre decisões relacionadas ao planejamento e manejo de paisagens urbanas brasileiras. O planejamento urbano e da paisagem precisam priorizar o bem-estar humano, a sustentabilidade ambiental e a conservação da biodiversidade. Assim, através da identificação dos impactos negativos causados pela urbanização sobre organismos humanos e não-humanos e os aspectos sócio-políticos que modelam o desenvolvimento e crescimento urbanos, nós seremos capazes de construir cidades mais amigáveis e resilientes, socialmente responsáveis e ambientalmente sustentáveis.pt_BR
dc.description.resumoThe role of urban landscapes in biodiversity conservation has been increasingly recognized. Various studies have demonstrated that a properly managed urban green infrastructure can increase species diversity and preserve ecosystem services essential for human well-being. However, despite the rapid expansion of Neotropical urban landscapes in recent decades, they remain understudied. Thus, the main goals of this thesis were (1) assess the effects of urbanization on birds of a largely urbanized city located in the Neotropical region, and (2) to formulate management practices and public policies that aim to increase urban biodiversity conservation and human well-being. The general hypothesis was that Neotropical urban landscapes are poorly planned and managed, and the urban environmental filter has a strong effect on the urban bird community. However, by the identification of the effects of urbanization on biodiversity and the socio-political aspects that shape urban growth and development, it is possible to identify planning and management practices that aim to reduce the negative effects of urbanization on human and non-human organisms. To achieve these goals, this thesis was divided in four chapters. In the first three chapters, the southern region of Belo Horizonte (Minas Gerais, Brazil), was selected as our study area and we mapped and described its green infrastructure. Then, we assessed the effects of human impacts and the urban vegetation on birds that occupy the streets of the southern region of Belo Horizonte and modeled least cost paths for bird species, in order to formulate an urban landscape network. In the fourth chapter, we described our participation in the formulation of public policies for the new participatory master plan for Rio Claro (São Paulo, Brazil), a medium sized Neotropical city. The green infrastructure of the southern region of Belo Horizonte is poorly planned and managed, being unevenly distributed through the landscape. Consequently, the urban environmental filter has a strong effect on the urban bird community that occupy the streets. The urbanization process, especially the exposure to noise, leads to a reduced bird species richness and community functional aspects. However, appropriate planning and management practices, such as the maintenance of large street trees and the increase in the amount of native street tree species, are able to reduce the negative effects of urbanization on birds. Using expert knowledge and least cost path modeling, we defined an urban landscape network for birds, and identified the most permeable portions of the landscape and important links for the preservation of landscape connectivity. The voting process of the participatory master plan for Rio Claro was delayed twice, and its approval remain uncertain. This is an indicative of the strong political and economic influences over decisions related to environmental planning and management in Brazilian urban landscapes. Urban and landscape planning need to prioritize human well-being, environmental sustainability and biodiversity conservation. Thus, by the identification of urbanization impacts on human and non-human organisms and the socio-political aspects that shape urban growth and development, we will be able to build friendlier and resilient cities, that are socially responsible and environmentally sustainable.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ecologia, Conservacao e Manejo da Vida Silvestrept_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEcologiapt_BR
dc.subject.otherEcologiapt_BR
dc.subject.otherAvespt_BR
dc.subject.otherPlanejamento ambientalpt_BR
dc.subject.otherÁrea urbanapt_BR
dc.subject.otherPlanejamento de cidadespt_BR
dc.titleBirds, landscape connectivity and environmental planning in urban landscapespt_BR
dc.title.alternativeAves, conectividade da paisagem e planejamento ambiental em paisagens urbanaspt_BR
dc.typeTesept_BR
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