Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/36405
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Estratégias pedagógicas de formação para a cidadania por meio da linguagem e da arte: sequências didáticas utilizando tecnologias digitais
Título(s) alternativo(s): Pedagogical strategies of training for citizenship through language and art: didactic sequences using digital technologies
Autor(es): Fabiana Gomes Cortes Mol
Primeiro Orientador: Santer Alvares de Matos
Primeiro membro da banca : Luciene da Silva Reis de Araújo
Resumo: As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) são um dos meios de promoção de uma educação significativa, segundo a qual professores e alunos cooperam mutuamente na construção do conhecimento. Certos disso, os participantes da Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 tornam-se aptos a criar diversas formas de associar o uso das TDIC às inovações didáticas. No contexto contemporâneo de inovação educacional rumo à Educação 3.0, na qual o estudante é colocado como protagonista do seu processo de aprendizagem, o educador precisa assumir o seu papel de multiplicador de competências e habilidades que permitam uma dinamicidade no processo de ensino e aprendizagem. Tendo em vista tal necessidade, é apresentado aqui o produto da rotina de conteúdos e atividades realizadas durante o período do curso, com o objetivo de oportunizar a colegas de profissão o conhecimento de um trabalho pautado nos mais atuais princípios de uma educação para a equidade e funcionalidade.
Abstract: Digital Technologies of Information and Communication (TDIC) are one of the means of promoting meaningful education, according to which teachers and students cooperate mutually in the construction of knowledge. Certain of that, the participants in the Specialization in Digital Technologies and Education 3.0 become able to create different ways of associating the use of TDIC with didactic innovations. In the contemporary context of educational innovation towards Education 3.0, in which the student is placed as the protagonist of his learning process, the educator needs to assume his role as a multiplier of competences and skills that allow dynamism in the teaching and learning process. In view of this need, the product of the routine of contents and activities carried out during the course period is presented here, with the aim of providing professional colleagues with the knowledge of a job based on the most current principles of education for equity and functionality.
Assunto: Ensino fundamental - Tecnologias digitais
Ensino fundamental - Sequências didáticas - Material didático
Inovações didáticas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Curso: Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/36405
Data do documento: 30-Nov-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FabianaMol_EstratégiasPedagógicas.pdfFabianaMol_EstratégiasPedagógicas1.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons