Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/36449
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Portfólio de sequências didáticas utilizando tecnologias digitais
Autor(es): Ana Regina Martins
Primeiro Orientador: Diogo Alves de Farias Reis
Primeiro membro da banca : Santer Alvares de Matos
Resumo: As novas Tecnologias Digitais têm avançado em uma velocidade rápida, e a Educação precisa fazer parte deste avanço. Por meio do curso Novas Tecnologias e Comunicação na Educação 3.0, usando um Ambiente Virtual de Aprendizagem, realizado pela plataforma MOODLE, houve o desenvolvimento de diversas atividades. A principal estratégia utilizada foi o uso das tecnologias digitais com a criação de sequências didáticas relacionado com ferramentas tecnológicas, tais como: aplicativos, redes sociais, criação de vídeos e áudios, dentre outras. Um método de planejamento direcionado para criação de planos de aulas que visa uma aprendizagem significativa para o aluno. Esses planos de aulas são mais longos mostrando que o ensino e a aprendizagem são um processo. Neste trabalho foi desenvolvido cinco Sequências Didáticas relacionadas com as disciplinas vivenciadas durante o curso. O tema da primeira sequência foi “Jogo informatizado: calculadora quebrada para o ensino de matemática”, a segunda “Jogo enigma das frações: objeto de aprendizagem no ensino”, a terceira “Stortytelling: uma narrativa para complementar o ensino aprendizagem dos fatos das quatro operações”, a quarta “O uso do aplicativo de áudio como recurso de inclusão para o processo de ensino e aprendizagem de números inteiros” e a última, “ O uso da rede social GONCONQR para o estudo de problemas com MMC e MDC”. Por meio deste trabalho os alunos puderam vivenciar formas interativas para compartilhar seus conhecimentos de forma autônoma e crítica, participando do processo de ensino e aprendizagem.
Assunto: Tecnologias digitais
Sequências didáticas - Material didático
Ensino-aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Curso: Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/36449
Data do documento: 30-Nov-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Revisado-mesclado-3 (1).pdf1.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons