Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/36449
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Portfólio de sequências didáticas utilizando tecnologias digitais |
Autor(es): | Ana Regina Martins |
Primeiro Orientador: | Diogo Alves de Farias Reis |
Primeiro membro da banca : | Santer Alvares de Matos |
Resumo: | As novas Tecnologias Digitais têm avançado em uma velocidade rápida, e a Educação precisa fazer parte deste avanço. Por meio do curso Novas Tecnologias e Comunicação na Educação 3.0, usando um Ambiente Virtual de Aprendizagem, realizado pela plataforma MOODLE, houve o desenvolvimento de diversas atividades. A principal estratégia utilizada foi o uso das tecnologias digitais com a criação de sequências didáticas relacionado com ferramentas tecnológicas, tais como: aplicativos, redes sociais, criação de vídeos e áudios, dentre outras. Um método de planejamento direcionado para criação de planos de aulas que visa uma aprendizagem significativa para o aluno. Esses planos de aulas são mais longos mostrando que o ensino e a aprendizagem são um processo. Neste trabalho foi desenvolvido cinco Sequências Didáticas relacionadas com as disciplinas vivenciadas durante o curso. O tema da primeira sequência foi “Jogo informatizado: calculadora quebrada para o ensino de matemática”, a segunda “Jogo enigma das frações: objeto de aprendizagem no ensino”, a terceira “Stortytelling: uma narrativa para complementar o ensino aprendizagem dos fatos das quatro operações”, a quarta “O uso do aplicativo de áudio como recurso de inclusão para o processo de ensino e aprendizagem de números inteiros” e a última, “ O uso da rede social GONCONQR para o estudo de problemas com MMC e MDC”. Por meio deste trabalho os alunos puderam vivenciar formas interativas para compartilhar seus conhecimentos de forma autônoma e crítica, participando do processo de ensino e aprendizagem. |
Assunto: | Tecnologias digitais Sequências didáticas - Material didático Ensino-aprendizagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Curso: | Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/36449 |
Data do documento: | 30-Nov-2019 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Revisado-mesclado-3 (1).pdf | 1.52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons