Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36449
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Diogo Alves de Farias Reispt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1329642979586575pt_BR
dc.contributor.advisor2Lattesjavascript:abreDetalhe('K4732541E3','Diogo_Cunha_dos_Reis',580828,)pt_BR
dc.contributor.referee1Santer Alvares de Matospt_BR
dc.creatorAna Regina Martinspt_BR
dc.date.accessioned2021-06-10T18:42:51Z-
dc.date.available2021-06-10T18:42:51Z-
dc.date.issued2019-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/36449-
dc.description.resumoAs novas Tecnologias Digitais têm avançado em uma velocidade rápida, e a Educação precisa fazer parte deste avanço. Por meio do curso Novas Tecnologias e Comunicação na Educação 3.0, usando um Ambiente Virtual de Aprendizagem, realizado pela plataforma MOODLE, houve o desenvolvimento de diversas atividades. A principal estratégia utilizada foi o uso das tecnologias digitais com a criação de sequências didáticas relacionado com ferramentas tecnológicas, tais como: aplicativos, redes sociais, criação de vídeos e áudios, dentre outras. Um método de planejamento direcionado para criação de planos de aulas que visa uma aprendizagem significativa para o aluno. Esses planos de aulas são mais longos mostrando que o ensino e a aprendizagem são um processo. Neste trabalho foi desenvolvido cinco Sequências Didáticas relacionadas com as disciplinas vivenciadas durante o curso. O tema da primeira sequência foi “Jogo informatizado: calculadora quebrada para o ensino de matemática”, a segunda “Jogo enigma das frações: objeto de aprendizagem no ensino”, a terceira “Stortytelling: uma narrativa para complementar o ensino aprendizagem dos fatos das quatro operações”, a quarta “O uso do aplicativo de áudio como recurso de inclusão para o processo de ensino e aprendizagem de números inteiros” e a última, “ O uso da rede social GONCONQR para o estudo de problemas com MMC e MDC”. Por meio deste trabalho os alunos puderam vivenciar formas interativas para compartilhar seus conhecimentos de forma autônoma e crítica, participando do processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/*
dc.subjectPortuguêspt_BR
dc.subject.otherTecnologias digitaispt_BR
dc.subject.otherSequências didáticas - Material didáticopt_BR
dc.subject.otherEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titlePortfólio de sequências didáticas utilizando tecnologias digitaispt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Revisado-mesclado-3 (1).pdf1.52 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons