Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/36473
Tipo: Dissertação
Título: Mulheres, negras, domésticas e periféricas: um estudo sobre as condições de vida de pessoas do sexo feminino em processo de alfabetização e letramento na Vila Barraginha, Contagem
Autor(es): Magda Antunes Martins
Primeiro Orientador: Heli Sabino de Oliveira
Primeiro membro da banca : Ágnez de Lélis Saraiva
Segundo membro da banca: Analise de Jesus Silva
Resumo: O presente trabalho tem dupla finalidade: por um lado, pretende-se analisar as condições de vida de mulheres negras, domésticas e periféricas em processo de alfabetização e letramento na Vila Barraginha, no município de Contagem, em Minas Gerais; por outro lado, produzir um caderno pedagógico com sugestões de atividades para esse grupo social. O enfoque da pesquisa incide sobre condições sociais impostas às mulheres negras, adultas em situação de exclusão e risco social. O pano de fundo do trabalho é sua inserção no processo de alfabetização e letramento em uma turma de Educação de Jovens e Adultos na Vila Barraginha. Trata-se de uma abordagem, com uma perspectiva qualitativa, que indaga sobre os processos de silenciamento e invisibilidade de um determinado grupo social que nem sempre é levado em consideração no planejamento docente. A seleção das três mulheres que nos forneceram o material empírico deste trabalho se deu por meio de um questionário, aplicado em uma turma de alfabetização. A entrevista semiestruturada, em profundidade, permitiu compreender suas condições de vida, seus desafios e as possibilidades educativas que podem suscitar para o processo de alfabetização e letramento. Para analisar os dados e as informações obtidas na pesquisa de campo, recorreu-se, por um lado, aos conceitos de condição de vida adulta, negritudes e identidades sociais; por outro lado, aos conceitos de alfabetização e letramento. Os aportes teóricos se apoiam em autores que operaram com essas categorias, tais como Gomes (2017), Soares (2018), Kleiman (2007) e Freire (1987). O presente estudo evidenciou um descompasso entre as condições sociais das vidas das mulheres negras periféricas e o processo de alfabetização e letramento. O material pedagógico produzido como recurso educativo busca, de certa forma, apresentar novas perspectivas de planejamento e trabalho em turmas de adultos em processo de alfabetização.
Assunto: Mulheres -- Condições sociais
Negras -- Condições sociais
Alfabetização de adultos
Letramento
Contagem (MG) -- Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/36473
Data do documento: 4-Mar-2020
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