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http://hdl.handle.net/1843/36473
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Heli Sabino de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6656218487648461 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ágnez de Lélis Saraiva | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Analise de Jesus Silva | pt_BR |
dc.creator | Magda Antunes Martins | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2465672137599329 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-06-15T00:59:40Z | - |
dc.date.available | 2021-06-15T00:59:40Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-04 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/36473 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem dupla finalidade: por um lado, pretende-se analisar as condições de vida de mulheres negras, domésticas e periféricas em processo de alfabetização e letramento na Vila Barraginha, no município de Contagem, em Minas Gerais; por outro lado, produzir um caderno pedagógico com sugestões de atividades para esse grupo social. O enfoque da pesquisa incide sobre condições sociais impostas às mulheres negras, adultas em situação de exclusão e risco social. O pano de fundo do trabalho é sua inserção no processo de alfabetização e letramento em uma turma de Educação de Jovens e Adultos na Vila Barraginha. Trata-se de uma abordagem, com uma perspectiva qualitativa, que indaga sobre os processos de silenciamento e invisibilidade de um determinado grupo social que nem sempre é levado em consideração no planejamento docente. A seleção das três mulheres que nos forneceram o material empírico deste trabalho se deu por meio de um questionário, aplicado em uma turma de alfabetização. A entrevista semiestruturada, em profundidade, permitiu compreender suas condições de vida, seus desafios e as possibilidades educativas que podem suscitar para o processo de alfabetização e letramento. Para analisar os dados e as informações obtidas na pesquisa de campo, recorreu-se, por um lado, aos conceitos de condição de vida adulta, negritudes e identidades sociais; por outro lado, aos conceitos de alfabetização e letramento. Os aportes teóricos se apoiam em autores que operaram com essas categorias, tais como Gomes (2017), Soares (2018), Kleiman (2007) e Freire (1987). O presente estudo evidenciou um descompasso entre as condições sociais das vidas das mulheres negras periféricas e o processo de alfabetização e letramento. O material pedagógico produzido como recurso educativo busca, de certa forma, apresentar novas perspectivas de planejamento e trabalho em turmas de adultos em processo de alfabetização. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Mulheres negras e periféricas | pt_BR |
dc.subject | Materiais Pedagógicos | pt_BR |
dc.subject.other | Mulheres -- Condições sociais | pt_BR |
dc.subject.other | Negras -- Condições sociais | pt_BR |
dc.subject.other | Alfabetização de adultos | pt_BR |
dc.subject.other | Letramento | pt_BR |
dc.subject.other | Contagem (MG) -- Educação | pt_BR |
dc.title | Mulheres, negras, domésticas e periféricas: um estudo sobre as condições de vida de pessoas do sexo feminino em processo de alfabetização e letramento na Vila Barraginha, Contagem | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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