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dc.contributor.advisor1Heli Sabino de Oliveirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6656218487648461pt_BR
dc.contributor.referee1Ágnez de Lélis Saraivapt_BR
dc.contributor.referee2Analise de Jesus Silvapt_BR
dc.creatorMagda Antunes Martinspt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2465672137599329pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-15T00:59:40Z-
dc.date.available2021-06-15T00:59:40Z-
dc.date.issued2020-03-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/36473-
dc.description.resumoO presente trabalho tem dupla finalidade: por um lado, pretende-se analisar as condições de vida de mulheres negras, domésticas e periféricas em processo de alfabetização e letramento na Vila Barraginha, no município de Contagem, em Minas Gerais; por outro lado, produzir um caderno pedagógico com sugestões de atividades para esse grupo social. O enfoque da pesquisa incide sobre condições sociais impostas às mulheres negras, adultas em situação de exclusão e risco social. O pano de fundo do trabalho é sua inserção no processo de alfabetização e letramento em uma turma de Educação de Jovens e Adultos na Vila Barraginha. Trata-se de uma abordagem, com uma perspectiva qualitativa, que indaga sobre os processos de silenciamento e invisibilidade de um determinado grupo social que nem sempre é levado em consideração no planejamento docente. A seleção das três mulheres que nos forneceram o material empírico deste trabalho se deu por meio de um questionário, aplicado em uma turma de alfabetização. A entrevista semiestruturada, em profundidade, permitiu compreender suas condições de vida, seus desafios e as possibilidades educativas que podem suscitar para o processo de alfabetização e letramento. Para analisar os dados e as informações obtidas na pesquisa de campo, recorreu-se, por um lado, aos conceitos de condição de vida adulta, negritudes e identidades sociais; por outro lado, aos conceitos de alfabetização e letramento. Os aportes teóricos se apoiam em autores que operaram com essas categorias, tais como Gomes (2017), Soares (2018), Kleiman (2007) e Freire (1987). O presente estudo evidenciou um descompasso entre as condições sociais das vidas das mulheres negras periféricas e o processo de alfabetização e letramento. O material pedagógico produzido como recurso educativo busca, de certa forma, apresentar novas perspectivas de planejamento e trabalho em turmas de adultos em processo de alfabetização.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectMulheres negras e periféricaspt_BR
dc.subjectMateriais Pedagógicospt_BR
dc.subject.otherMulheres -- Condições sociaispt_BR
dc.subject.otherNegras -- Condições sociaispt_BR
dc.subject.otherAlfabetização de adultospt_BR
dc.subject.otherLetramentopt_BR
dc.subject.otherContagem (MG) -- Educaçãopt_BR
dc.titleMulheres, negras, domésticas e periféricas: um estudo sobre as condições de vida de pessoas do sexo feminino em processo de alfabetização e letramento na Vila Barraginha, Contagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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