Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/36507
Tipo: Dissertação
Título: A concordância verbal e nominal em escolas públicas e particulares
Autor(es): Amanda Teixeira Pinho Tavares
primer Tutor: Alexia Teles Duchowny
primer miembro del tribunal : Soélis Teixeira do Prado Mendes
Segundo miembro del tribunal: Daniela Mara Lima Oliveira Guimarães
Resumen: Este trabalho tem como objetivo, à luz da teoria sociolinguística, a investigação do fenômeno da concordância verbal e nominal na escrita de alunos do Ensino Fundamental II, de escolas públicas e particulares, na cidade de Belo Horizonte. Assumiu-se que a variável linguística formada pela presença e ausência de concordância é condicionada por grupos de fatores linguísticos (variável posição linear e relativa do constituinte no sintagma e tipologia textual) e não linguísticos (nível de escolaridade, sexo, natureza da instituição e localidade das escolas) – observando-se a relação entre os usos da língua e os fatores linguísticos e sociais norteadores da variação –, e trabalhamos ainda com a hipótese de que a ausência de concordância é a variante mais recorrente na escrita dos alunos de escolas públicas e com nível socioeconômico mais baixo. Utilizou-se nesta análise um corpus constituído de 320 redações e 827 dados – variantes zero. Analisou-se esses dados quantitativamente utilizando o Rbrul considerando os seis grupos de fatores. Os resultados obtidos apontaram a relevância o tipo de instituição, pública e particular, para o uso da variante zero, favorecendo as instituições particulares no uso da variante padrão, assim como os alunos com maior índice de vulnerabilidade social apresentaram mais favorecimento à ausência de concordância padrão. Essa análise demonstra que a língua portuguesa está em mudança.
Abstract: This study aims, in the field of sociolinguistics theory, to investigate the phenomenon of subject-verb agreement and noun agreement in writing of Fundamental II students, from public and private schools, in the city of Belo Horizonte. It was assumed that the linguistics variant formed by the presence and absence of agreement is conditioned by groups of linguistic factors (variable linear and relative position of the constituent in the syntagma and textual typology) and not linguistics (level of education, sex, nature of institution and location of schools) – observing the relationship between the uses of language and the linguistic and social factors guiding the variation –, and we still work with the hypothesis that the lack of agreement is the most recurrent variant in the writing of students from public schools and with a lower socioeconomic level. In this analysis, a corpus consisting of 320 wordings and 827 data was used – zero variant. These data were analyzed quantitatively using Rbrul considering the six groups of factors. The results obtained pointed out the relevance of the type of institution, public and private, for the use of the zero variant, favoring the private institutions in the use of the standard variant, as well as the students with a higher social vulnerability presented more favoring the absence of standard agreement. This analysis shows that the Portuguese is changing.
Asunto: Língua portuguesa – Variação
Língua portuguesa – Regionalismo – Belo Horizonte (MG)
Língua portuguesa – Concordância
Sociolinguística
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/36507
Fecha del documento: 30-mar-2021
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Dissertacao_Amanda_Tavares.pdf1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.