Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36507
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Alexia Teles Duchownypt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4385805500335067pt_BR
dc.contributor.referee1Soélis Teixeira do Prado Mendespt_BR
dc.contributor.referee2Daniela Mara Lima Oliveira Guimarãespt_BR
dc.creatorAmanda Teixeira Pinho Tavarespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8833442735649912pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-16T20:47:08Z-
dc.date.available2021-06-16T20:47:08Z-
dc.date.issued2021-03-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/36507-
dc.description.abstractThis study aims, in the field of sociolinguistics theory, to investigate the phenomenon of subject-verb agreement and noun agreement in writing of Fundamental II students, from public and private schools, in the city of Belo Horizonte. It was assumed that the linguistics variant formed by the presence and absence of agreement is conditioned by groups of linguistic factors (variable linear and relative position of the constituent in the syntagma and textual typology) and not linguistics (level of education, sex, nature of institution and location of schools) – observing the relationship between the uses of language and the linguistic and social factors guiding the variation –, and we still work with the hypothesis that the lack of agreement is the most recurrent variant in the writing of students from public schools and with a lower socioeconomic level. In this analysis, a corpus consisting of 320 wordings and 827 data was used – zero variant. These data were analyzed quantitatively using Rbrul considering the six groups of factors. The results obtained pointed out the relevance of the type of institution, public and private, for the use of the zero variant, favoring the private institutions in the use of the standard variant, as well as the students with a higher social vulnerability presented more favoring the absence of standard agreement. This analysis shows that the Portuguese is changing.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo, à luz da teoria sociolinguística, a investigação do fenômeno da concordância verbal e nominal na escrita de alunos do Ensino Fundamental II, de escolas públicas e particulares, na cidade de Belo Horizonte. Assumiu-se que a variável linguística formada pela presença e ausência de concordância é condicionada por grupos de fatores linguísticos (variável posição linear e relativa do constituinte no sintagma e tipologia textual) e não linguísticos (nível de escolaridade, sexo, natureza da instituição e localidade das escolas) – observando-se a relação entre os usos da língua e os fatores linguísticos e sociais norteadores da variação –, e trabalhamos ainda com a hipótese de que a ausência de concordância é a variante mais recorrente na escrita dos alunos de escolas públicas e com nível socioeconômico mais baixo. Utilizou-se nesta análise um corpus constituído de 320 redações e 827 dados – variantes zero. Analisou-se esses dados quantitativamente utilizando o Rbrul considerando os seis grupos de fatores. Os resultados obtidos apontaram a relevância o tipo de instituição, pública e particular, para o uso da variante zero, favorecendo as instituições particulares no uso da variante padrão, assim como os alunos com maior índice de vulnerabilidade social apresentaram mais favorecimento à ausência de concordância padrão. Essa análise demonstra que a língua portuguesa está em mudança.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Linguísticospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConcordância nominalpt_BR
dc.subjectConcordância verbalpt_BR
dc.subjectSociolinguísticapt_BR
dc.subjectTeoria da Variaçãopt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa – Variaçãopt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa – Regionalismo – Belo Horizonte (MG)pt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa – Concordânciapt_BR
dc.subject.otherSociolinguísticapt_BR
dc.titleA concordância verbal e nominal em escolas públicas e particularespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_Amanda_Tavares.pdf1.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.