Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36518
Type: Tese
Title: Práticas de leitura em ambientes digitais: análise de atividades do site do Redigir (UFMG) sob a ótica do letramento digital
Authors: Luciana Cristina Santos Mazur
First Advisor: Carla Viana Coscarelli
First Referee: Junia de Carvalho Fidelis Braga
Second Referee: José Ribamar Lopes Batista Junior
Third Referee: Daniervelin Renata Marques Pereira
metadata.dc.contributor.referee4: Renato Caixeta da Silva
Abstract: Esta pesquisa, contextualizada na área da Linguística Aplicada, ampara-se em estudos sobre o ensino da leitura, com destaque para o desenvolvimento do letramento digital (COSCARELLI, 2016, 2017; LEU et al. 2014; COIRO e COSCARELLI, 2014; ZACHARIAS, 2013; AZEVEDO, 2013; PAIVA, 2013; DIAS; NOVAIS, 2009; RIBEIRO, 2008; COIRO e DOBLER, 2007; EAGLETON e DOBLER, 2007; dentre outros), bem como na matriz de avaliação do letramento do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A partir do que propõem esses estudos e documentos sobre o ensino da leitura em ambientes digitais, investigamos uma coletânea de atividades do site do Redigir, projeto de extensão desenvolvido na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), disponibilizadas com acesso livre a toda comunidade interessada no ensino da leitura. Como objetivo geral, procuramos verificar em que medida as atividades do site do Redigir contemplam habilidades de leitura que favoreçam o desenvolvimento do letramento digital dos estudantes. Para procedermos às análises das atividades, apresentamos uma proposta de roteiro de investigação com destaque para as seguintes categorias: I) Processos de Leitura Explorados nas Atividades (Questionamento, Compreensão de Fontes e Recursos, Avaliação de Informações, Síntese de Informações e Transformação de Informações); II) Habilidades de Leitura Exploradas (localização e avaliação de informações, síntese e integração de informações, reflexão e análise); III) Diálogo com a BNCC. Em paralelo, procuramos também verificar as percepções de um grupo de professores de Língua Portuguesa de uma rede municipal de ensino da região metropolitana de Belo Horizonte sobre as atividades. Os resultados deste trabalho apontam que os roteiros das atividades do site do Redigir permitem a exploração de habilidades que envolvem novos modos de localizar informações, bem como novos modos de integrar e de utilizar informações demandados pelos ambientes digitais, favorecendo a possibilidade de desenvolvimento do letramento digital dos estudantes da Educação Básica. Quanto às percepções dos professores participantes, revelam que o Redigir constitui material possibilitador do desenvolvimento de habilidades letradas que envolvem a aprendizagem ativa, construtiva, intencional e baseada em situações autênticas e reais aos aprendizes, sendo, portanto, um recurso didático eficaz que pode apoiar o trabalho docente.
Abstract: This research, contextualized in the area of Applied Linguistics, is supported by studies on the teaching of reading, with emphasis on the development of digital literacy (COSCARELLI, 2016, 2017; LEU et al. 2014; COIRO and COSCARELLI, 2014; ZACHARIAS, 2013; AZEVEDO, 2013; PAIVA, 2013; DIAS; NOVAIS, 2009; RIBEIRO, 2008; COIRO and DOBLER, 2007; EAGLETON and DOBLER, 2007; among others), as well as in literacy and teaching evaluation matrices (PISA; BNCC). Based on what these studies and documents on the teaching of reading in digital environments propose, we investigated a collection of activities on the Redigir website, an extension project developed at the Faculty of Arts at the Federal University of Minas Gerais (UFMG), made available with free access to Portuguese language teachers for use in their teaching practice. As a general objective, we seek to verify to what extent the activities from the Redigir website include reading skills that favor the development of students' digital literacy. To proceed with the analysis of the activities, we present a research proposal with emphasis on the following categories: I) Reading Processes Explored in the Activities (Questioning, Understanding Sources and Resources, Information Evaluation, Information Synthesis and Information Transformation); II) Explored Reading Skills (localization and evaluation of information, synthesis and integration of information, reflection and analysis); III) Dialogue with the BNCC. In parallel, we also tried to verify the perceptions of a group of Portuguese language teachers from a municipal education network in the metropolitan region of Belo Horizonte about the activities. The results of this work point out that that list of activities on the Redigir website allow the exploration of skills that involve new ways of locating information, as well as new ways of integrating and using information demanded by digital environments, favoring the possibility of developing digital literacy among basic education students. As for the perceptions of the participating teachers, they reveal that Redigir constitutes material that enables the development of literacy skills that involve active, constructive, intentional learning and are based on authentic and real situations for learners, being therefore, an effective didactic resource that can support teaching.
Subject: Tecnologia educacional
Letramento digital
Inovações tecnológicas
Linguística aplicada
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/36518
Issue Date: 30-Mar-2021
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE FINALIZADA PARA POSTAR NO POSLIN 17 maio 2021.pdf3.84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.