Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36529
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Myriam Corrêa de Araújo Ávilapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9844832726033883pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Ettore Finazzi-Agròpt_BR
dc.contributor.referee1Eneida Maria de Souzapt_BR
dc.contributor.referee2Rafael Lovisi Pradopt_BR
dc.contributor.referee3Evaldo Balbino da Silvapt_BR
dc.contributor.referee4José Horácio de Almeida Nascimento Costapt_BR
dc.creatorElaine Amélia Martinspt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9220530362240080pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-21T21:04:04Z-
dc.date.available2021-06-21T21:04:04Z-
dc.date.issued2021-06-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/36529-
dc.description.abstractThis thesis examines the late poetic experiments of Murilo Mendes, whose sample are the poems of the first part of Convergência (1970) and the poetic prose of the anthology Transístor (1980), the relationship of the poet-critic with his own time, with his experience of displacement and his transit between tradition and modernity. We seek to understand the double topos of the trip as a trigger for the changing of the poet's writing record and, above all, for the construction of his greatest artistic and political project put into practice in his last production, that is, the creation and maintenance of a community – of his portable pantheon – and his insertion in it. For this purpose, the relationship between poetry and technique or literature and technology is approached, elaborating the notions of technological transistor (technical device) and poetic transistor (poetic device). The poetic transistor term is transformed here into an operational concept to read the Murilian work and is still linked to the portable, to ideas of resistance and to the image of the fireflies survival, in Georges Didi-Huberman terms. The notion of late production, the late in literature, is treated, as well as those of territory in Murilian poetic prose, printing the writer's desire for archiving and his movement towards the Republic of Letters. The central concepts of precursors, intercessors, collection, inheritance and paideuma are also covered. It is intended to collaborate to think about the place of the deterritorialized/reterritorialized poet in the literary and artistic field inherent to his craft, reading the literature as a collective enterprise and a territory of sociability.pt_BR
dc.description.resumoA presente tese examina as experimentações poéticas tardias de Murilo Mendes, cuja amostra são os poemas da primeira parte de Convergência (1970) e a prosa poética da antologia Transístor (1980). Tece reflexões sobre a relação do poeta-crítico com o seu próprio tempo, com a sua experiência de deslocamentos e com o seu trânsito entre a tradição e a modernidade. Busca-se entender o topos duplo da viagem como disparador para a mudança do registro de escrita do poeta e, sobretudo, para a construção de seu projeto estético e político maior colocado em prática na sua última produção, ou seja, a criação e manutenção de uma comunidade – de seu panteão-portátil – e sua inserção nela. Para tanto, aborda-se a relação entre poesia e técnica ou literatura e tecnologia, elaborando-se as noções de transístor tecnológico (dispositivo técnico) e de transístor poético (dispositivo poético). O termo transístor poético é transformado aqui em conceito operacional para se ler a obra muriliana e ainda é atrelado ao portátil, a ideias de resistência e à imagem, nos termos de Georges Didi-Huberman, da sobrevivência dos vaga-lumes. A noção de produção tardia, do tardio na literatura, é tratada, bem como as de território, na produção poética muriliana, vendo-se nessa produção o desejo de arquivamento do escritor e o seu movimento em direção à República das Letras. Percorrem-se ainda as concepções centrais de precursores, intercessores, coleção, herança e paideuma. Pretende-se colaborar para se pensar o lugar do poeta desterritorializado/reterritorializado no campo literário e artístico inerente ao seu ofício, lendo-se a literatura como empreendimento individual/coletivo e território de sociabilidades.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMurilo Mendespt_BR
dc.subjectProdução tardiapt_BR
dc.subjectResistênciapt_BR
dc.subjectDeslocamentospt_BR
dc.subjectTerritóriospt_BR
dc.subjectSociabilidade literáriapt_BR
dc.subjectPaideumapt_BR
dc.subject.otherMendes, Murilo, 1901-1975. – Convergência – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherMendes, Murilo, 1901-1975 – Transístor – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherProsa brasileira – História e críticapt_BR
dc.subject.otherPoesia brasileira – História e críticapt_BR
dc.subject.otherEspaço e tempo na literaturapt_BR
dc.subject.otherCriação literáriapt_BR
dc.titleO transístor e os vaga-lumes: deslocamentos, territórios e sociabilidade literária na produção tardia e no panteão-portátil de Murilo Mendespt_BR
dc.title.alternativeThe transistor and the fireflies: displacements, territories and literary sociability in the late production and in the portable pantheon of Murilo Mendespt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.