Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36542
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dc.contributor.advisor1Stéphane Denis Albert René Philippe Huchetpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9400245008288091pt_BR
dc.contributor.referee1Maria Elisa Mendes Mirandapt_BR
dc.contributor.referee2Beatriz Basile da Silva Rauscherpt_BR
dc.contributor.referee3Ariel Ferreira Costapt_BR
dc.contributor.referee4Luiz Guilherme de Barros Falcão Vergarapt_BR
dc.creatorBárbara Mól Gonçalvespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6411527597757239pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-23T02:38:32Z-
dc.date.available2021-06-23T02:38:32Z-
dc.date.issued2020-02-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/36542-
dc.description.abstractBabel: the artist's posture in the contemporary art paradigm questions certain postures of artists and theirs images within the current artistic context, understood as a complex set of values and relationships. Under the background image of Babel and the plurality of its name, it is investigated the works of artists Doris Salcedo, with Shibboleth (2007), Teresa Margolles, with ¿De qué otra cosa podríamos hablar?Limpieza (2009), William Kentridge, with I am not me, the horse is not mine (2008), and Jorge Fonseca, with Fiotim – O Museu em Movimento (2015). Through the study and listening/observation of its processes unrestricted to a majority object, it is questioned: What would be the artist's posture and his images (de)constructing? What would be its statute: aesthetic, philosophical, moral, social? What these specific images can ontract – or cheat – in relation to the world(s) surrounding each of these artists? What is the connection between the works, the titles and the counter-field of these postures in contemporary art? After all, what the artist’s posture is for? Although one question leads to another, babelically, the research discusses by critically and, above all sensitively, the art proposals studied here, wishing to learn a possible way, between uncertainty and hope, of being in the world.pt_BR
dc.description.resumoBabel: a postura do artista no paradigma da arte contemporânea questiona certas posturas de artistas e suas imagens dentro do contexto artístico atual, entendido como um conjunto complexo de valores e relações. Sob a imagem-fundo de Babel e a pluralidade de seu nome, investiga-se as obras dos artistas Doris Salcedo, com Shibboleth (2007), Teresa Margolles, com ¿De qué otra cosa podríamos hablar?Limpieza (2009), William Kentridge, com I am not me, the horse is not mine (2008), e Jorge Fonseca, com Fiotim – O Museu em Movimento (2015). Por meio do estudo e da escuta/observação de seus processos irrestritos à um objeto majoritário, questiona-se: O que estaria a postura do artista e suas imagens (des)construindo? Qual seria seu estatuto: estético, filosófico, moral, social? O que essas específicas imagens podem contrair – ou trair – em relação ao(s) mundo(s) em torno de cada um desses artistas? Qual a relação entre as obras, os títulos e o contracampo dessas posturas na arte contemporânea? Afinal, a postura do artista estaria à serviço do quê? Ainda que uma pergunta leve à outra, babelicamente, a pesquisa discute ao serpentear de modo crítico e, sobretudo sensível, as propostas de arte aqui estudadas, desejando aprender uma possível maneira, entre a incerteza e a esperança, de estar-no-mundo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtistapt_BR
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectPosturapt_BR
dc.subjectSingularidadept_BR
dc.subject.otherArtistas - Séc. XX-XXIpt_BR
dc.subject.otherArte - Filosofiapt_BR
dc.subject.otherCrítica de artept_BR
dc.subject.otherArte - Aspectos sociaispt_BR
dc.subject.otherArte moderna - Séc. XX-XXIpt_BR
dc.titleBABEL: a postura do artista no paradigma da arte contemporâneapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0003-1104-8387pt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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